Produtores paranaenses podem perder 32% da soja plantados se o frio se confirmar
Os produtores paranaenses podem perder boa parte da soja se o frio que está previsto para a próxima semana se confirmar. O boletim do Deral (Departamento de Economa Rural) publicado nesta terça-feira (25) mostra que 44% da área prevista no estado foram plantados. Destes, 32% estão em fase de germinação, que é uma fase mais sensível caso o frio venha mesmo na semana que vem e aí há possibilidade de perda.
Outros 68% plantados estão em fase de desenvolvimento vegetativo. Por enquanto, o boletim mostra que 96% do que foram plantados estão em boas condições.
- Papagaios visados pelo crime são resgatados em situação precária
- Economia em crescimento: estimativa é que elevação seja de 2,76% em 2022
No Oeste e no Sudoeste do Paraná o plantio de soja e milho segue durante as brechas de tempo bom e deve se intensificar na próxima semana. O desenvolvimento das áreas já semeadas está lento por conta da baixa luminosidade e excesso de umidade, por conta das chuvas da semana anterior.
Na região Sul do estado há preocupação com o plantio da soja, que estava atrasado e alguns produtores sequer haviam iniciado a semeadura. Com o tempo aberto a partir de agora, o plantio reiniciou, especialmente nas áreas mais altas, onde não há acúmulo de água. A implantação da cultura ficará concentrada, gerando maiores riscos climáticos e também acúmulo de atividades na condução das lavouras.
- Donos de propriedades rurais são presos e multados por desmatamento ilegal no PR
- Produção de grãos: o que esperar da safra 2022/23?
Já os plantios de feijão e de milho na região estão se encaminhando para o final. Houve diminuição de incidência de cigarrinhas, porém, o desenvolvimento das plantas ainda está abaixo do normal. Há relatos também de falhas na germinação, principalmente nas áreas mais úmidas, com possibilidade de replantio.
Confira aqui o andamento das lavouras no Paraná