queijo

Mulheres produtoras de queijo ganham apoio para modernizar processos no PR

Débora Damasceno
Débora Damasceno
queijo

#souagro| Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná tem tradição na produção de queijo artesanal. Para melhorar a qualidade desses produtos, a prefeitura local criou o Projeto Queijarias de Araucária, que conta com apoio do IDR-Paraná e do Senar-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), principalmente em relação ao manejo do rebanho leiteiro e fabricação e apresentação dos produtos.

A ideia é regularizar a fabricação e a venda de derivados do leite. O projeto fortalece principalmente aquelas mulheres que estão à frente da maioria dos empreendimentos. O queijo é o carro-chefe da produção, mas as produtoras ainda fabricam manteiga, requeijão, nata e doce de leite.

 

Atualmente seis mulheres participam do projeto. Elas seguem receitas próprias ou de suas famílias. A partir da regularização dos empreendimentos, poderão comercializar seus produtos em feiras do município (Feira Sabores das Colônias e a Feira do Peixe) ou na própria propriedade, integrando circuitos turísticos de Araucária.

 

queijo
queijo

“Estamos trabalhando para que a venda se amplie em todo o Estado, e para todo o País. Isso será possível com o ‘Selo Arte'”, disse Renata Kubaski de Araújo, veterinária que atua no Departamento de Abastecimento da Secretaria Municipal de Agricultura de Araucária (SMAG).

 

O IDR-Paraná já promoveu cursos de pasteurização lenta, cloração da água e boas práticas de fabricação de alimentos com as produtoras. O Senar-PR, que faz parte do Sistema FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), vai colaborar com a realização de cursos de Capacitação em Boas Práticas Agropecuárias, em Castro.

“As produtoras vão conhecer outros municípios para trocar informações com outros queijeiros. Com isso, se aprende muito e todos são muito receptivos”, comentou a veterinária.

Os profissionais da SMAG fazem o controle do rebanho, monitoram a sanidade animal e oferecem orientações sobre boas práticas agropecuárias e de fabricação. As produtoras que aderem ao projeto são orientadas a fazer a análise da saúde dos animais, o controle da qualidade da água e das instalações. Segundo Renata, já foram realizados os trabalhos de segurança, inspeção e registro dos produtos, Agora as propriedades estão passando por uma adequação e a rotulagem está sendo desenvolvida para atender as exigências da legislação.

(Débora Damasceno/Sou Agro  com AEN)

(Fotos: AEN)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas