Granizo deixa rastro de destruição em lavouras no Sudoeste do PR
#souagro| A chuva de granizo deixou um verdadeiro rastro de destruição no Sudoeste do Paraná, neste sábado (29). A previsão do tempo apontava que a chuva ganharia intensidade no Paraná. Entre o noroeste, oeste, sudoeste e o centro-sul do Estado chove a qualquer hora do dia e as temperaturas permanecem mais amenas.
Nas outras regiões paranaenses a sensação é de tempo abafado e também estão previstas pancadas de chuvas, porém, principalmente, a partir da tarde. Possibilidade de tempestades em alguns municípios é bastante alta.
- Agronegócio e indústria impulsionam geração de empregos no Paraná
- Polícia apreende mais de 200 quilos de pescados em peixaria clandestina
Laércio Dalla Vecchia que é produtor rural em Mangueirinha, compartilhou os estragos deixados pelo temporal nas lavouras.
“As lavouras de trigo debulhou muito. Foi granizo com bastante força, foi forte a pegada. Pegou uma área grande da cidade de Mangueirinha. Infelizmente destruiu muito as áreas de trigo, um trigo que deveria ser colhido nos próximos 10 dias, estava praticamente pronto e simplesmente vai ao chão”, diz o agricultor.
VEJA O VÍDEO:
O produtor lamenta as perdas causadas pelo granizo e pelas chuvas fortes dos últimos meses.
“Nós tivemos em agosto, setembro e outubro mais de mil milímetros de chuva, agora no final granizo forte ainda em várias áreas. Eu fazia tempo que não via algo nesse sentido, é muito triste a gente observar. Branqueou a lavoura”, diz Laercio.
- Preso homem acusado de furtar gado dos vizinhos; animais foram recuperados
- Trabalhadoras rurais de Toledo participam de encontro de integração
Mas como o produtor rural é perseverante e nunca desiste, Laercio vai trabalhar para recuperar as lavouras.
“É indústria a céu aberto e cabe a nós tentar produzir de novo”, finaliza Laercio.
PREVISÃO DO TEMPO
Para este domingo de eleições a previsão é de que o tempo segue instável no Paraná. Chove a qualquer hora do dia em vários setores do interior do Estado. No leste (RMC e litoral) as chuvas estão previstas a partir da tarde.
Apesar da instabilidade atuar em vários momentos, o tempo fica abafado nas diversas regiões paranaenses. O acumulado de chuva já fica mais expressivo no fim do dia, principalmente entre o noroeste, oeste e o sudoeste, inclusive com risco de tempestades.
(Foto: Laercio Dalla Vecchia