Cenário da soja preocupa e produtores do PR já esperam prejuízos

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

O cenário da soja preocupa e os produtores do Oeste do PR já esperam prejuízos. É por que a chuva forte que atingiu o estado nos últimos dias fez com que a soja que está no campo ficasse encharcada.

Além de atrapalhar o plantio de quem ainda não tinha entrado com as máquinas no campo, as plantas já crescidas devem ter um prejuízo muito grande. Um produtor rural de Palotina, Oeste do Paraná, encaminhou para nossa equipe um vídeo mostrando como ficou a situação das plantas na lavoura depois da sequência de dias chuvosos. A soja já crescida foi bastante prejudicada e os produtores ainda devem contabilizar, mais pra frente, os prejuízos.

 

Nós, do Portal Sou Agro, entramos em contato com a C.Vale, principal cooperativa da região, que disse que vai analisar caso a caso dos produtores para contabilizar os estragos. Segundo a área agronômica da coopearativa, em caso de locais em que houve erosão e enxurrada, deve haver perda de produtividade e de desenvolvimento vegetativo, além de perdas no solo em que foram aplicados fertilizantes e corretivos.

Confira o vídeo:

Com poucas condições para o agricultor entrar com as máquinas nas áreas de produção, o plantio da soja e do milho evolui de forma mais lenta no Estado segundo o Deral (Departamento de Economia Rural). Ao solo encharcado unem-se as temperaturas mais baixas que o esperado para o período, acarretando impactos pontuais no planejamento do produtor, que sente a pressão de atraso no plantio e acende o alerta para a janela da segunda safra.

A semeadura do milho já atingiu 75% da área estimada e o desenvolvimento é satisfatório, com 91% em boas condições e 9%, medianas. A soja segue com menos intensidade de plantio, alcançando 26% da extensão projetada. No campo, 98% têm condição boa e 2%, mediana.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas