licenças

Falsificação de licenças ambientais em áreas rurais entra na mira da Polícia

Débora Damasceno
Débora Damasceno
licenças

#souagro| Crimes praticados contra a fé pública e o meio ambiente que envolvem falsificação de licenças ambientais em áreas rurais, no município de Orizona em Goiás foram o foco da Operação Falsa Simetria, realizada pela Polícia Civil de Goiás, por meio das Delegacias de Polícia de Orizona/9ª DRP e Morrinhos/19ª DRP, em ação conjunta com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD.

Na ação foram cumpridos três mandados de busca e apreensão. Um servidor da Prefeitura de Morrinhos é suspeito de falsificar licenças para as propriedades onde ocorre desmatamento ilegal. Na fiscalização, a SEMAD, em conjunto com a Polícia Civil, constatou, em quatro propriedades rurais localizadas no município de Orizona, o desmatamento de vegetação localizada em áreas de preservação permanente e área de reserva legal. Por ocasião da análise das licenças ambientais apresentadas pelos produtores rurais, foi verificada a falsidade material dos documentos, os quais não guardavam nenhuma correspondência com os bancos de dados do órgão ambiental.

 

No curso das investigações, foram reunidas provas que comprovam os crimes e indícios de autoria em relação a um suspeito, de 32 anos, responsável por confeccionar pelo menos sete licenças ambientais materialmente falsas. Conforme apurado, o suspeito, que é fiscal ambiental na Prefeitura de Morrinhos, trabalhava paralelamente com uma assessoria que supostamente intermediava, junto aos órgãos ambientais competentes, a emissão de licenças ambientais.

Reconhecido entre os produtores rurais pela singular competência e agilidade com a qual viabilizava as licenças, o suspeito é investigado por realizar outras licenças falsas relacionadas a outras propriedades.

(Débora Damasceno/Sou Agro com PC/Goiás)

 

(Foto ilustrativa: reprodução internet)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas