Mapa altera período de proibição de pesca do camarão

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

#souagro| O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) alterou o período de proibição da pesca de camarão no Rio de Janeiro. O período de defeso, que é quando a prática é proibida, passa a ser de 1º de abril a 30 de junho, conforme portaria publicada pelo Ministério.

Antes, o período para o camarão era o mesmo que o definido para os peixes, ou seja, de 1° de agosto a 31 de outubro. Com a mudança, a proibição ocorrerá em período diferente.

Segundo a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a alteração do período de defeso para camarão visa proteger a época de recrutamento, quando novos indivíduos entram ou começam a fazer parte da população que está disponível para pesca, e, ao mesmo tempo, possibilitar o exercício da atividade de pesca artesanal na Lagoa de Araruama quando os camarões estão maiores.  A mudança irá favorecer a manutenção do estoque quanto a geração de renda para as comunidades de pescadores artesanais.

A alteração do defeso  segue o tripé da sustentabilidade: ambiental, social e econômica. Anteriormente, o período de defeso estabelecido não protegia o maior pico de recrutamento no interior da Lagoa. Os camarões podiam ser pescados, mas estavam em tamanhos inferiores ao permitido pela legislação (90mm), afetando negativamente a manutenção do estoque e as comunidades de pescadores artesanais.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Mapa)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas