Foto: Envato

Exportação e alta demanda fazem o preço da carne de frango subir

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Envato

#souagro| Os preços da carne de frango subiram em julho, com recuperação frente ao movimento de queda verificado em maio e em junho.

Segundo pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos em Economia Aplicada), o aumento dos preços é pautado principalmente pela baixa disponibilidade interna de carne de frango devido às exportações e ao maior consumo da população, que procura proteínas mais baratas por conta da forte inflação.

Assim, em julho, o preço médio do frango inteiro comercializado na Grande São Paulo, por exemplo, atingiu o maior patamar mensal dos últimos três meses, em termos reais.

 

O produto congelado registrou média de R$ 7,76 o quilo na região paulista no último mês, alta de 4,7% em comparação com o mês anterior.

Mesmo com os avanços, o preço de julho ainda esteve 4,9% abaixo da média verificada no mesmo período de 2021.

Para os cortes e miúdos também comercializados no atacado da Grande São Paulo, dentre os produtos acompanhados pelo Cepea, apenas a asa se desvalorizou em julho. A demanda específica pelo produto para churrascos e confraternizações tende a se reduzir no período de inverno, devido às temperaturas mais baixas.

 

Na contramão, o que mais se valorizou foi o filé de peito, que tem tido tendência de alta desde meados de março deste ano. O preço é recorde real da série histórica do Cepea, iniciada em 2004. No último mês, o produto congelado teve média de R$ 16,06/kg, que, além de recorde, é 5,5% maior que a média de junho e 22,5% superior ao valor registrado em julho/21.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Cepea)

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas