CBT, o trator que deixou um legado de apaixonados
#souagro| Uma reunião de apaixonados por tratores CBT’s, foi isso que nós registramos em Concórdia do Oeste, em Toledo no Paraná. Dezenas de produtores rurais levaram suas relíquias para uma exposição pra lá de especial, onde todos trocaram as experiências sobre as máquinas agrícolas fabricadas pela Companhia Brasileira de Tratores (CBT) que começou a funcionar em 1959 na cidade de Ibaté em São Paulo, mas encerrou as atividades em 1995.
Ou seja, como os tratores nem são mais fabricados, quem tem não se desfaz por nada e ama falar sobre o assunto. Como é o caso do seo Ventelino Paludo que tem três CBT’s e aos 70 anos fez questão de estar presente no 1° Encontro de CBT da região Oeste: “Começou lá nos anos 70, o pai tinha esse milzinho aí um 1105 e arrasando tudo”, disse.
- Mapa dá prioridade na aprovação de defensivos contra pragas que preocupam agricultura
- O fim da espera: obra importante para o agro, Trevo Cataratas é entregue
ASSISTA O VÍDEO:
Os organizadores que acharam que seria um pequeno encontro, mas ficaram realizados com o resultado que reuniu muito mais gente que o esperado. Como esta é a primeira edição do evento, os organizadores abriram para participação de outras marcas de tratores, mas o foco é mesmo o CBT
“Eu contei por cima 21, inclusive abrimos para outras marcas porque achamos que não ia vir quase ninguém, mas estou feliz com essa quantidade, para o ano que vem já tem gente querendo participar”, explica Adilson Loebens, organizador do evento.
- Conheça o produtor que usou a tecnologia para revolucionar a propriedade
- Saiba quais os cuidados com o trigo na fase de desenvolvimento vegetativo
A ideia é que o próximo encontro que deve acontecer no ano que vem, seja ainda maior.
“A ideia inicial partiu de cinco pessoas, a gente abriu convite para outra pessoas, mas ninguém demonstrou muito interesse. Criamos um evento piloto. Porém na última semana começou a ter muita procura e a gente já considera um sucesso”, disse Cezar Sato, também organizador do evento.
COMO TUDO COMEÇOU
“Na verdade a gente montou um grupo de WhatsApp, o grupo da marca de trator CBT era no Facebook, daí um dos pessoal montou um grupo no whats e comecei a manter, conversar e se conhecer, bastante gente morava aqui perto e montamos um grupo de pessoas mais perto aqui. E assim o intuito do encontro é a marca CBT, o negócio tomou força. Guarapuava já faz esse encontro de trator, São Paulo faz, os europeus, o americanos fazem, né? E a gente queria fazer, começar pequeno aqui. Esse é o primeiro encontro, vai ser pequeno, vai ter em torno de uns 30 tratores e um 70 almoços mais ou menos que vão ser servidos”, explica Adilson Loebens, organizador do evento.
(Foto: Sou Agro)