IDR-Paraná prepara a 27ª edição da Expotécnica Sabáudia -

Sustentabilidade na produção de grãos é tema da Expotécnica

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
IDR-Paraná prepara a 27ª edição da Expotécnica Sabáudia -

#souagro| A Expotécnica que será realizada em Sabáudia terá como tema Inovação e Produção de Grãos com Sustentabilidade. A expotécnica deve reunir mais de três mil pessoas nos dias 13, 14 e 15 de julho. Na ocasião, visitantes vão conhecer tecnologias de diversas áreas como soja, milho, trigo, manejo do solo e da água e inovações no agronegócio, além de energias renováveis e silagem.

Também haverá uma feira da agroindústria, exposição de máquinas e equipamentos. É o maior evento do setor agropecuário realizado em uma propriedade rural.

 

Toda a programação é direcionada a agricultores familiares em geral, técnicos, estudantes e pesquisadores. Durante todos os dias as atividades vão acontecer das 08h às 16h.

O sítio São José, na Comunidade do 21, de Cláudio Vicente D’Agostini, vem sendo preparado há meses para receber os visitantes. A área de 1,5 hectare está dividida em diversas parcelas onde várias tecnologias serão demonstradas. Os organizadores pretendem estimular a produção de grãos, priorizando o desenvolvimento econômico e sustentável da agricultura familiar.

 

Durante a feira os visitantes também poderão conhecer programas e projetos oficiais dos governos federal e estadual para a agricultura familiar. De acordo com Suzuki, o evento é uma oportunidade para promover o contato direto entre produtores, instituições de pesquisas, assistência técnica, extensão rural, financeiras, indústria de equipamentos, insumos, entidades públicas, colégios agrícolas e universidades federais, estaduais e regionais.

Inscrições e programação

A feira conta com uma programação extensa nos três dias. Alguns dos eventos têm vagas limitadas a 80 participantes por atividade e exigem inscrições antecipadas.

Além da área onde foram instaladas as parcelas, o auditório central da Expotécnica será palco de alguns eventos. O primeiro deles é o 27º Encontro da Mulher, no dia 13, a partir das 9h. O tema principal será “Saúde e agricultura familiar: estratégias para uma agricultura livre de agrotóxicos”. Na mesma data, a partir das 13h30, acontece o encontro RenovaPR e a Produção de Energia Renovável no Campo.

 

Na quinta-feira, dia 14, os participantes poderão debater a Agricultura de Baixa Emissão de Carbono – um novo negócio na agropecuária, a partir das 13h30. No dia 15, sexta-feira, as Boas Práticas e Integração Lavoura & Pecuária – eficiência, sustentabilidade e rentabilidade na propriedade estarão em debate, a partir das 13h30.

(Tatiane Bertolino/com Agência Estadual de Notícias)

FOTO: IDR/PR

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas