Operação da Patrulha Rural fecha o cerco contra os criminosos no campo

Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| A segurança no campo é uma grande preocupação dos produtores rurais. Os criminosos costumam ser violentos e deixar muitos prejuízos em assaltos nas propriedades. Pensando nisso, a Polícia Militar, por meio da Patrulha Rural, está fechando o cerco contra os bandidos e intensificando a fiscalização na área rural. Nesta sexta-feira (1), uma operação foi lançada com o foco nos crimes rurais em Cascavel, no Oeste do Paraná.

“Nós temos um lançamento de uma operação em nível estadual, mas tem esse fracionamento aqui em Cascavel, a operação da Patrulha Rural. Nós tivemos um treinamento apurado aí de vários policiais em todo o estado do Paraná. Inclusive a nossa região aqui, a nossa Patrulha Rural de Cascavel ela é uma patrulha precursora em todo o estado. Ensinamentos da nossa própria polícia aqui de Patrulha Rural foram passados para outros locais do estado, inclusive o tenente que passou essa instrução para as demais patrulhas rurais. O foco da operação é principalmente dar essa segurança, essa tranquilidade ao homem do campo combatendo principalmente os criminosos que atentam contra o patrimônio, a tranquilidade e a segurança do homem do campo”, detalhou o Capitão Diego Astori da Polícia Militar.

 

VEJA O VÍDEO:

 

NOVAS VIATURAS

Além do lançamento da operação, as equipes também receberam duas novas viaturas que vão auxiliar o trabalho das equipes que hoje precisam revezar os veículos para conseguir atender toda a demanda e fiscalizar toda área de abrangência.

 

“Estamos recebendo duas viaturas novas, duas Hilux zero quilômetro para auxiliar o patrulhamento nas áreas rurais da cidade de Cascavel e fornecer uma maior segurança ao homem do campo. Essas novas viaturas vão ficar em tempo integral rodando. Hoje tem uma, agora a gente vai ter três. Hoje são dez policiais que estão dentro da Patrulha Rural e acabam fazendo um revezamento nos horários mais críticos principalmente, os horários de maior segurança tarde, a noite, mas a gente acaba tendo uma liberdade pra fazer o revezamento e uma necessidade, é claro, também aplicamos eles de manhã, mas pela incidência da criminalidade a gente dá uma prioridade hoje na atuação na parte da tarde e noite e madrugada dessa equipe policial”, explicou o capitão.

 

A UNIÃO FAZ A FORÇA

A união entre Polícia Militar e comunidade rural é fundamental para o combate ao crime. Existem muitas atividades que as equipes fazem para se aproximar dos produtores rurais e manter essa proximidade para lutar contra o crime.

 

“Nós temos diversas atividades desenvolvidas pela patrulha rural como está sendo realizado o georreferenciamento, cadastramento de propriedades, então o homem do campo que visualizar  a viatura da Patrulha Rural próxima a sua propriedade receba essa equipe da polícia. Nós também temos o fornecimento de placas de identificação que auxiliam muito a chegada da viatura, a identificação da propriedade e a orientação da população é sempre que tiver algum elemento estranho na sua propriedade ou na vizinhança, acione a Polícia Militar, acione 190, o APP 190.

Os grupos em aplicativos de mensagem também são grandes aliados no combate aos crimes rurais, os envios rápidos de imagens agilizam o trabalho da patrulha. Prova disso é o caso registrado neste ano, onde as equipes recuperaram o gado roubado depois de trocas de mensagens nos grupos entre polícia e moradores (relembre aqui)

“Também estamos realizando o cadastramento dos produtores rurais através de grupos de WhatsApp que temos diversos produtores rurais e também policiais nesse grupo para justamente dar uma agilidade inclusive fornecendo imagens, fotografias, filmagens de pessoas suspeitas, de veículos suspeitos nas propriedades rurais, na área rural de Cascavel. Produtor rural pode entrar em contato diretamente com a Polícia Militar, através 190, do APP 190 e também com as equipes que vão estar transitando na área rural. Temos também o contato direto com o Sindicato Rural e poderá ser fornecido esse contato, esse grupo de WhatsApp para os moradores já conhecidos na área rural”, finaliza Astori.

(Texto: Débora Damasceno com vídeo de Sirlei Benetti /Sou Agro)

 

(Fotos: PM)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas