Produtores só têm 15 dias para cadastro do rebanho no Paraná

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

#souagro| Os produtores têm apenas 15 dias para cadastrar o rebanho no Paraná. Esse é o prazo para atualizar a situação cadastral com o Estado e serve para que o governo planeje as ações de vigilância sanitária para conter surtos de doenças nos animais, principalmente febre aftosa, apesar da certificação internacional de área livre da doença sem vacinação.

Já para os municípios, o cadastro é uma ferramenta importante para direcionar políticas públicas de melhorias da qualidade do rebanho e da economia local. Para os produtores, além de evitar doenças, a atualização também evita multas.

A partir de 1º de julho, as propriedades que não estiverem atualizadas no cadastro da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária) ficam impedidas de retirar a guia de transporte.

 

O Paraná completou no dia 27 de maio um ano de certificação de área livre de febre aftosa sem vacinação, concedida pela Organização Mundial de Saúde Animal. Um dos compromissos é manter esse status com a atualização do rebanho.

“Com as informações registradas temos melhores condições de agir rapidamente em eventuais casos de focos de qualquer doença, e não apenas a aftosa”, afirmou o presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins.

 

Segundo a Adapar, 56,9% das propriedades do Paraná tiveram seus rebanhos atualizados. Faltam 43,1%. A atualização é exigida para todas as espécies animais existentes na propriedade: bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos e caprinos.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – Com Agência Estadual de Notícias)

Foto: Arnaldo Alves/Arquivo AEN

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas