Integrantes do MST vandalizam sede da farmacêutica Bayer

Ageiel Machado
Ageiel Machado

#souagro | Aproximadamente cem militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vandalizaram a sede da farmacêutica Bayer nesta sexta-feira (10). A empresa fica no município de Jacareí, localizado a 80 quilômetros de São Paulo.

Um carro alegórico foi utilizado, além de faixas e cartazes. Os invasores também incendiaram pneus, destruíram estruturas e picharam as paredes do galpão da empresa alemã.

 

 

Os integrantes do movimento alegam que a Bayer exporta para o Brasil “substâncias proibidas em boa parte do mundo”. No Twitter, o MST escreveu que “uma pessoa morre de envenenamento por agrotóxico a cada dois dias”.

No ano passado, a farmacêutica fechou um acordo de US$ 2 bilhões para resolver casos futuros que envolvam alegações de que seu herbicida Roundup causa câncer. O produto é feito à base do glifosato, o defensivo agrícola mais vendido no Brasil e no mundo.

No final de 2020, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu manter, com restrições, o uso desse produto no Brasil.

Apesar das acusações do MST, o Brasil não encabeça o ranking de países que mais gasta com defensivos agrícolas por quantidade de alimentos produzidos. De acordo com os dados do Sindveg o Japão lidera a lista, com 8 quilos colhidos por cada dólar investido, enquanto o Brasil produz mais de 140 quilos de alimentos para cada dólar investido em pesticidas.

Em nota a Bayer diz que está aberta para dialogar, que sabem das preocupações dos manifestantes e buscam soluções para contribuir com a qualidade dos alimentos, mas não compactuam com a violência.

Leia na íntegra a nota da empresa:

“Condenamos veementemente a violência e os danos cometidos durante a manifestação nos escritórios da Bayer. Estamos sempre abertos ao diálogo e à transparência, mas a ação violenta é inaceitável em uma sociedade democrática, e totalmente contrária aos nossos valores.

Diálogo e transparência são fundamentais para a Bayer. Nossas equipes estão em constante diálogo com diversos parceiros para disponibilizar soluções que contribuem com o fornecimento de alimentos de qualidade, respeitando o meio ambiente.

Estamos cientes das preocupações dos manifestantes, mas estamos convencidos ao mesmo tempo de que precisamos de sementes com tecnologia inovadora, proteção de cultivos e soluções digitais para enfrentarmos alguns dos maiores desafios do nosso tempo: produzir alimentos suficientes para uma população mundial crescente utilizando menos recursos. Nosso compromisso com a sustentabilidade é um elemento central da estratégia corporativa e de negócios da Bayer e um dos nossos valores fundamentais.”

 

(Sou Agro com agências)

 

 

(Fotos: divulgação)

(Ageiel Machado/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas