Paraná é o estado que mais terá verba para seguro rural

Ageiel Machado
Ageiel Machado

#souagro | A notícia da liberação de R$ 990 milhões para o seguro rural tem sido comemorada no setor do agronegócio. O chefe do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), Marcelo Garrido, diz que o crédito poderá ser usado ao longo dos próximos meses para auxiliar financeiramente o produtor no momento da aquisição do seguro rural.

“É uma boa notícia, visto que o produtor do Paraná vem atravessando contratempos nas últimas safras. Tivemos problemas climáticos na safra de inverno do ano passado, também na safra de verão deste ano”, comenta.

 

 

Garrido lembra que produtores passaram por diversas anomalias temporais, que muitos perderam até 100% da safra, outros ainda sofrem frustrações, por isso será importante essa liberação de crédito. Mas depende do agricultor optar pelo seguro, para não haver contratempos no futuro.

“É sempre bom ter à disposição recursos que podem ser acessados pelos produtores. Não temos ideia de quanto isso vem para o Estado, porque depende da intenção do produtor de fazer o seguro. O Paraná é sempre o primeiro a acessar e é o principal Estado, pois é que mais utiliza”, finaliza.

A liberação do recurso de R$ 990 milhões vai possibilitar o apoio na contratação de aproximadamente 140 mil apólices de seguro rural em todo o país. A novidade é que a área segurada passa a ser georreferenciada à partir de 2022 no âmbito do PSR, visando melhorar as informações de mapeamento e monitoramento por satélite para cruzamento de informações com outras bases de dados.

O produtor que tiver interesse em contratar o seguro rural deve procurar um corretor ou uma instituição financeira que comercialize apólice de seguro rural. Atualmente, 16 seguradoras estão habilitadas para operar no PSR.

O seguro rural é destinado aos produtores, pessoa física ou jurídica, independente de acesso ao crédito rural, que cultivem ou produzam espécies contempladas pelo Programa.

 

(Ageiél Machado / Sou Agro)

 

 

(Foto: pexels)

 

(Ageiel Machado/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas