Projeto que facilita redução de preços dos combustíveis é aprovado
#souagro|O Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) que permite a redução de tributos sobre combustíveis sem necessidade de compensar a perda de arrecadação, foi aprovado no Congresso Nacional na noite desta quinta-feira (28).
Normalmente, sempre que um ente federativo aceita perder arrecadação (com redução ou isenção de tributos, por exemplo) é obrigado a indicar uma outra fonte de recursos para fazer a compensação. Com a aprovação desse projeto, essa indicação não será necessária.
- Febre Aftosa: primeira etapa de vacinação começa na próxima semana
- Nova ligação entre portos do Paraná e Chile pode reduzir preço do frete em 30%
POSSÍVEL QUEDA NOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS
Na prática, a medida facilita a redução de tributos de combustíveis, o que pode refletir em um preço menor da gasolina, do diesel e do gás de cozinha para a população. Em seu parecer, o deputado Juscelino Filho (União Brasil-MA), relator do PLN, disse que o aumento nos preços dos combustíveis é devido a uma “combinação de diversos fatores”.
O parlamentar acrescentou que isso tem provocado discussões no Congresso em busca de alternativas para “suavizar a alta”. “O PLN pretende criar condições para a devida avaliação e aprovação de propostas que incorporem redução de tributos incidentes na formação dos preços dos combustíveis”, afirmou o deputado em seu parecer.
- Liberação de recursos para o Plano Safra é aprovada no Congresso
- Oeste do PR soma mais de R$100 milhões em prejuízos com o temporal
(Débora Damasceno/Sou Agro com Agência Brasil)
(Foto: Agência Brasil)