florestal

Conheça mais sobre a cobertura florestal do Paraná e do oeste

Vandre Dubiela
Vandre Dubiela
florestal

 

#souagro | Cobertura florestal: a AEFOS (Associação dos Engenheiros Florestais do Oeste e Sudoeste do Paraná, passou a contar com uma nova diretoria. A presidência passa a ser ocupada por Suzamara Biz, tendo como membros a vice-presidente, Marice Baloscky, os secretários Denise Szymczake e Lorenzo Castanhari, além dos tesoureiros Iris Bertolini e Duarte de Souza e do conselheiro titular da AEFOS no CREA-PR, engenheiro florestal Eleandro José Brun e do conselheiro suplente André Ricardo Angonese.

“É tão importante para nós mulheres: hoje somos duas engenheiras nos cargos principais que é o de presidente e vice-presidente, sendo ainda uma mulher como secretária e uma tesoureira! Mais um ganho para nós mulheres! Parabéns a todos”, destacou a vice-presidente Marice Baloscky.

A AEFOS foi criada em 27 de fevereiro de 2009. De acordo com os atuais membros da diretoria, desde a sua constituição, a AEFOS busca o fortalecimento da profissão, união entre os profissionais e o reconhecimento perante a sociedade, enfatizando a importância do engenheiro florestas nos mais diversos segmentos da sociedade. “O engenheiro florestal tem um vasto e importante campo de atuação, que precisa ser mais conhecido e reconhecido”, comenta a presidente eleita.

O profissional pode realizar atividades que incluem melhorias nos processos de manejo de florestas e de produção de bens florestais, como madeiras, resinas, celulose e papel, biomassa para energia, produtos serrados e beneficiados para movelaria e construção civil em geral, assim como com os produtos florestais não madeireiros, como frutas, mel, plantas medicinais e muito mais.

 

 

No meio urbano, está habilitado para ser o responsável pela gestão de parques, praças, arborização urbana, paisagismo, loteamentos, impactos ambientais, licenciamentos de empresas, plano de gerenciamentos de resíduos da construção civil, planto de controle ambiental, entre outras atividades. “A AEFOS quer mostrar à sociedade que o engenheiro florestal tem muito a contribuir com o desenvolvimento sustentável, pois tem formação e atuação abrangente”, destaca a presidente da AEFOS, Suzamara Biz.

De acordo com o Inventário Floresta Nacional no Paraná, de 2018, as florestas plantadas ocupam 5,4% do território estadual, distribuída em dois gêneros: pinus e eucalipto. O Paraná é o maior detentor de plantios de pinus do Brasil, representando 65,8% da área total plantada, enquanto o eucalipto abrange 34,2%. O Oeste representa 4% da área de plantio no Estado.

Já com relação a florestas nativas, o mesmo estudo mostra uma cobertura de 29% da área total paranaense. Entretanto, boa parte se encontram em regiões montanhosas, como na Serra do Mar. No oeste, a grande floresta nativa é a do Parque Nacional do Iguaçu.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

(Vandre Dubiela/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas