VÍDEO: milho com folha encartuchada preocupa produtores
#souagro | Folha encartuchada: um fenômeno registrado em alguns municípios da região oeste, mais especificamente em Palotina, tem deixado alguns produtores de milho com a pulga atrás da orelha.
A deformação das plantas de milho é provocada por uma mudança abrupta da temperatura, com o clima frio e nublado passando repentinamente para dias mais quentes, realidade que tem sido verificada nos últimos dias no interior do Paraná. Quem explica é o engenheiro agrônomo da Joga Jota Gestão Agronômica, Juliano Scheeren. “Algumas plantas de milho apresentam rápida aceleração em seu desenvolvimento, resultando na Síndrome do Crescimento Acelerado ou também pode ser chamado de folha encartuchada ou chicote.
- Paraná quer retomar elo logístico com o Paraguai
- Fertilizantes: veja qual a posição do Paraná no ranking de importação
Conforme o engenheiro agrônomo, a folha do milho enrola e não se abre, ficando amarela por conta da falta de fotossíntese. “Alguns produtores têm suspeitado que é algum problema hormonal da planta, aplicado tardiamente. Entretanto, essa situação não é verificada em toda a lavouras, somente em algumas plantas”.
O milho acumulou fases de seu desenvolvimento e sofre este tipo de reação por conta da mudança climática repentina. Por exemplo, plantas com falta de luminosidade e até mesmo de temperatura, quando voltam a receber condições favoráveis, acabam tendo essa aceleração de desenvolvimento, provocando a folha encartuchada. “Em outros casos, envolvendo milhos menores, a planta parece que está murchando, mas o produtor não precisa ficar preocupado que esta situação tende a voltar a normalidade entre três e cinco dias”, comenta o engenheiro agrônomo.
(Vandré Dubiela/Sou Agro)