soja

Novas cultivares de soja unem resistência e alta produtividade

Débora Damasceno
Débora Damasceno
soja

#souagro| Com o passar dos anos surgiu a necessidade de evolução na agricultura. Com isso, pesquisadores trabalham de maneira incansável para criar novas cultivares que possam trazer mais benefícios aos produtores rurais. A Embrapa Soja é um exemplo no assunto e inclusive lançou duas novas cultivares que surpreenderam os produtores com alta produtividade e resistência às principais doença da soja.

ASSISTA O VÍDEO:

 

 

Divania de Lima é pesquisadora da Embrapa Soja e falou sobre que essas duas novas cultivares são surpreendentes e com resultados muito positivos para os agricultores.

“São dois lançamentos, uma cultivar de soja convencional, ou seja, uma cultivar livre de de transgênico, com excelente potencial produtivo, que a BRS cinco quatro meia. Além do alto potencial produtivo, essa cultivar tem uma ampla adaptação, ou seja, ela pode ser plantada desde o Rio Grande do Sul até o Mato Grosso do Sul. Mantendo o potencial produtivo e com a característica muito interessante. Além de ter resistência ao fungo que causa morredeira de planta, ela também tem resistência aos dois nematoides de galha. A outra cultivar já é uma cultivar transgênica com resistência a glifosato, com alta produtividade. Pode ser plantada a partir do final de setembro, em algumas regiões e durante toda a época de plantio da soja.  Produtividade muito alta, com resistência as principais doenças”, detalha Divania.

 

Leia os detalhes técnicos das duas novas cultivares de soja 

BRS 546

A BRS 546 é uma soja convencional altamente produtiva e que permite a semeadura antecipada, viabilizando sua inserção no sistema de sucessão e/ou rotação com outras culturas. Por ser convencional, há interesse interno e internacional, inclusive com pagamento de bônus aos produtores. Além “Seu outro da alta produtividade, confirmada ao ser comparada com as cultivares mais produtivas do mercado.

Com relação à sanidade, esta cultivar apresenta resistência às principais doenças da soja. Destaca-se pela resistência aos nematoides de galhas (Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica), que trazem prejuízos econômicos nas áreas atingidas pelo problema.

 

A BRS 546 pertence ao grupo de maturidade 6.0 e pode ser semeada em Goiás (RECs 301, 303, 401), Mato Grosso do Sul (RECs 204 e 301), Minas Gerais (RECs 301 e 303), Paraná (RECs 102,103, 201, 202, 204), Rio Grande do Sul (RECs 102) e Santa Catarina (RECs 102, 103).

Lançamento BRS 559RR

A BRS 559RR é uma soja transgênica RR, com tolerância ao glifosato, portanto, pode ser usada como refúgio em áreas de soja Intacta. Associado a essa característica, apresenta excelente potencial produtivo e estabilidade de produção no Paraná (RECs 102, 103, 201).

A cultivar é indicada para semeadura preferencialmente entre 15 de setembro e 25 de novembro. A cultivar pode ser semeada em solos de média e alta fertilidade, utilizando a população de 10 a 14 plantas estabelecidas por metro linear.

Também destaca-se pela resistência às principais doenças da soja, como por exemplo, resistência à podridão radicular de phytophthora (Phytophthora sojae), doença bastante relevante no Paraná, e moderada resistência ao nematoide de galhas (Meloidogyne javanica).

 

(Débora Damasceno/ Sou Agro)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas