Boletim Climático
Se não bastasse a estiagem, vem aí uma onda de calor
#souagro| A previsão do tempo não tem sido nas mais animadoras, infelizmente. E agora a notícia é sobre uma onda de calor que vai chegar ao sul do Brasil. Ronaldo Coutinho detalha que o fenômeno vai trazer temperaturas acima dos 30°C.
VEJA O VÍDEO:
- Quem produz a própria energia terá subsídio até 2045
- Tem um trabalho sobre aviação agrícola? Inscreva-se
Rio Grande do Sul
Coutinho explica que esse calor vai se excessivo: “O Rio Grande do Sul vai sofrer muito com esse calor. Uruguaiana já pode chegar a uns 35, 37 °C. Em outras regiões do Rio Grande do Sul a partir de quarta, quinta, sexta, sábado grande parte vai ficar entre 38 e 42°C, Uruguaiana podendo chegar até 44°C. Porto Alegre pode passar dos 40, 41°C lá por quinta ou sexta-feira. Recordes de calor são possíveis de ser batidos em várias cidades do Rio Grande do Sul. E aí vem um outro detalhe, a nível de lavoura, dependendo da situação, as temperaturas podem ser de dois a quatro graus mais altas do que tá acusando. Então, em áreas de de soja aqui do Rio Grande do Sul, tem um risco muito alto sofrer um dano grande pela desidratação da proteína, por causa da temperatura que pode chegar ao nível da lavoura na faixa de 40,44 ou 45°C ao nível da planta, não tem muito o que fazer. Então, se confirmar essa onda de calor pode ser o golpe de misericórdia em muitas lavouras de soja para uma perda aí bem bem acentuada. Desidratação e desnaturação da proteína em função temperatura extremamente elevada.”
- VÍDEO: Amora é fonte de pesquisa na região oeste
- Portos paranaenses atingem volume histórico na movimentação
Santa Catarina
Já em Santa Catarina o calor é forte mas mais ou menos dentro do padrão: “Mais forte em Itapiranga pode chegar no final da próxima semana aos 43°C. Nas outras áreas também tem calor, Blumenau, Florianópolis talvez lá na sexta ou sábado fique mais quente”, detalha Coutinho.
- Quebra na safra exime arrendatário de cumprir contrato?
- FEIJÃO: produtores do Paraná têm prejuízo de R$ 400 milhões
Paraná
No Paraná essa onda deve ser menos intensa, mesmo assim vai fazer calor: “Paraná sofre menos, mas faz calor. Com temperaturas variando de 25 a 32,34 °C em várias regiões do estado”, explica Coutinho.
Cuidados com excesso de calor
Com excesso de calor, Coutinho alerta para cuidados que podem evitar perdas: “Na Argentina terrível, na quinta ou sexta-feira pode variar de 46 a 49°C ao longo da quarta, quinta, sexta e talvez sábado. Então essa onda de calor pega o Paraguai, o oeste do Rio Grande do Sul, Uruguai é uma onda de calor muito forte. Então atenção com alimentos fora da geladeira, hidratação, evitar o serviço pesado, cuidado para quem tem aves e suínos, se facilitar perde o lote. A vida humana também, tomar muita água.”
(Débora Damasceno/ Sou Agro)