A chuva vem? saiba detalhes na previsão do tempo
#souagro| Previsão do tempo: A quarta-feira (22) vai registrar um aumento das taxas de umidade e calor na atmosfera, enquanto um sistema de baixa pressão tem atuação no mar na altura da região sul, o tempo fica instável na região do estado do Paraná.
As condições de chuvas são esperadas na metade sul do estado, com alguns temporais isolados. Os ventos ficam mais acentuados entre os setores sul e leste, do período da tarde para a noite.
Quinta-feira
Já na quinta-feira (23) a tendência é que a nebulosidade diminua no estado. Só que nas áreas mais a nordeste e leste, terá mais concentração de nuvens causando condições para chuva isolada.
As temperaturas se elevam mais na faixa oeste e a noroeste, com calor ainda significativo a tarde nestes setores. Entre o centro e o leste, espera-se uma elevação mais lenta das temperaturas e menos calor.
Previsões para o verão
Lembrando que o verão começou na terça-feira (21/12) e o fenômeno climático La Niña permanece ativo com intensidade moderada, perdendo força apenas no final da estação que será em 20 de março de 2022.
O resfriamento da temperatura da superfície das águas altera os padrões climáticos globais. “Estão previstos dias consecutivos de tempo seco e temperaturas elevadas, ocasionando períodos de desconforto térmico”, afirma o meteorologista do Simepar, Marco Jusevicius. Típicas do verão paranaense, as tempestades isoladas e/ou em aglomerados de nuvens só poderão ser previstas em curto ou curtíssimo prazo.
- “2021 perdemos muita safra e não será surpresa se acontecer em 2022”, diz Ortigara
- Recuperação de nascentes é alternativa de sustentabilidade
A temperatura média do ar deve ficar de próxima à média climatológica a ligeiramente acima da normalidade. Já a ocorrência de chuvas ficará entre abaixo e próxima à média climatológica em todas as regiões, com distribuição irregular no tempo e no espaço, como já vem ocorrendo nos últimos meses.
“Estamos enfrentando a maior estiagem dos últimos 100 anos. Nesse cenário, é importante que todos continuem a usar a água de maneira consciente e responsável, apesar do calor, economizando sempre que possível, para que as futuras gerações tenham água em quantidade e qualidade”, destaca o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, Marcio Nunes.
(Débora Damasceno/Sou Agro com Simepar e AEN)