luzes

Luzes artificiais para simular a luz do sol na lavoura

Débora Damasceno
Débora Damasceno
luzes

#souagro| Durante dois dias Foz do Iguaçu foi palco de um evento importante para o agronegócio: o Le Donne Dell’Agro | A presença da mulher no Agro. Centenas de participantes de várias cidades do Brasil e também de outros países marcaram presença neste encontro.

VEJA O VÍDEO:

 

A iniciativa para realização do congresso veio do Grupo Fienile que é responsável pela criação e execução da tecnologia pioneira de suplementação luminosa. A realização acontece porque a mulher possui liderança nata e o seu desenvolvimento e contribuição são nítidos em qualquer atividade que se proponha, portanto a presença da mulher no Agro foi feita para reconhecer o papel fundamental da mulher no agronegócio. Hoje o campo conta com a liderança do público feminino em mais de  31% das propriedades rurais brasileiras, segundo a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG).

Gustavo Alexandre Grossi, é o CEO do grupo Fienele e falou com o portal Sou Agro sobre a decisão de realizar este evento que reuniu tantos nomes importantes para o mundo do agro: “Eu sou do agro, vim do agro, sou da região de Campo Mourão e eu vi minha mãe ajudando meu pai, fazendo o que as mulheres sempre fizeram, acompanhando os maridos na evolução do país e as mulheres modernizaram ainda mais que os homens, elas respiram tecnologia. As mulheres vem com um discurso muito interessante de investir na tecnologia que é um caminho importante para diminuir custos, então é um pensamento que bate com o da minha empresa, por isso a realização do evento.”

Os debates foram principalmente sobre: política para mulheres no agro, cultura organizacional do Agro, seguro do Agro e turismo rural. Todos estes assuntos foram apresentados por palestrantes com nomes de peso e uma trajetória marcante dentro do agronegócio. Tudo isso fez do evento um grande sucesso: “Quem investe em tecnologia, não está desempregando, está investindo dinheiro para empregar mais pessoas, trazendo a oportunidade de restaurar aquela migração que houve do campo para as cidades, eu como agricultor quero trazer as pessoas para o campo novamente e isso é através da tecnologia, as mulheres tem essa fome pela tecnologia,foi issso que reunimos aqui neste evento”, afirma Gustavo.

TECNOLOGIA DE ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL

Uma tecnologia inovadora que é do grupo Fienile e vai revolucionar a produção no campo foi apresentada no Le Donne Dell’ Agro, evento exclusivo para mulheres: ” Essa tecnologia começou com um poste de luz em nossa propriedades, percebemos que onde a luz daquele poste batia a soja estava crescendo muito, isso aconteceu há 8 anos. Aí nós fomos estudando, descobrimos que é uma tecnologia inédita, se você procurar não vai encontrar nada parecido. A gente conseguiu com essa tecnologia, aumentar a produção através de estímulos hormonais, fazendo um trabalho de reestruturação de solo e etc. Então a suplementação luminosa em pivô foi uma prática que a gente utilizou porque não tem como a gente sair colocando poste nas lavouras né?”, finaliza Gustavo Alexandre Grossi.

luzes

A tecnologia utiliza luzes artificiais para simular a luz do sol e estimular a fotossíntese nas plantas através da emissão de um espectro eletromagnético apropriado e, assim, compensar ou  substituir a baixa disponibilidade de luz natural em determinadas regiões.

(Débora Damasceno/Sou Agro)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas