Temporal provoca estragos na área rural; veja as imagens
SOUAGRO | O temporal severo que atingiu o Paraná desde o início na madrugada provocou grandes estragos na rede elétrica nas regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste. Foram identificados muitos pontos com árvores sobre as redes, cabos rompidos e entre Toledo e Marechal Cândido Rondon, pelo menos duas torres de geração particular caíram sobre a rede da Copel.
Fotos – COPEL
Além disso, 9 torres da linha de Transmissão Assis/Umuarama (138kV) foram ao chão. As equipes de Manutenção e Emergência estão trabalhando desde a madrugada para restabelecer o fornecimento a todos o mais rapidamente possível. No momento, constam mais de 1.700 ocorrências para atendimento e cerca de 160 mil unidades consumidoras, sem energia no Oeste./Sudoeste. Todas as equipes disponíveis na região estão mobilizadas e irão receber reforço de outras regiões do Estado para auxiliar na recomposição do fornecimento, que deve se estender nos próximos dias.
CONTATO
As ocorrências podem ser registradas pelo telefone da Defesa Civil – 199. Já as que danificaram a rede elétrica são de responsabilidade da Copel, e os pedidos de reparos devem ser feitos através do telefone 0800 51 00 116 ou pelo WhatsApp 41 3013-8973. Há ainda a opção de enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.
DESTRUIÇÃO NO ÁREA RURAL
O temporal desta madrugada também atingiu a área rural. As fotos mostram uma propriedade na região de Nova Prata do Iguaçu. Parte do telhado de um barracão que abriga os animais, foi arrancado com o forte vento.
Fotos – Portal Sou Agro
Na cidade de Katueté que fica no Paraguai, as rajadas de vento derrubaram dois barracões. A estrutura caiu sobre os maquinários, deixando prejuízo.
Fotos – Portal Sou Agro
Em Foz do Iguaçu, equipes da Defesa Civil estão em alerta pelos estragos e quedas de árvores em vias públicas e residências. De acordo com o Simepar, os ventos chegaram a 60 quilômetros por hora. Mais de 30 árvores caíram em função do vento e 12 atingiram a rede elétrica. As fotos foram registradas por internautas e postadas nas redes sociais.
Em Toledo, o cenário não foi diferente. Após o temporal, a cidade amanheceu com árvores e galhos bloqueando ruas, avenidas e redes elétricas. Na PR 317, foram 2 árvores caídas sobre as pistas, ficando totalmente interditadas.
Fotos – Gazeta de Toledo
Em Jesuítas, a unidade de recebimento de grãos de uma cooperativa foi bastante danificada. Veja o vídeo:
(AMANDA GUEDES / SOU AGRO)