ESPECIAIS

Ovos incubáveis: PR responde por 25% da produção nacional

Absolutamente normal. Como maior produtor brasileiro de carne de frango, o estado do Paraná é, também, o maior produtor de ovos incubáveis: no primeiro semestre de 2021 respondeu por quase 25% da produção nacional, participação que correspondeu a mais de 90,5 milhões de dúzias incubáveis produzidas no Estado.

O anormal, nesse segmento, é constatar que o posto de segundo maior produtor de ovos férteis do Brasil está sendo ocupado, agora, pelo estado de Goiás. Que, graças a um aumento de produção de 1,32%, superou a produção de São Paulo, no momento colocado na terceira posição.

Licenciamento: IAT se compromete a colocar laudos em dia

Por sinal, Goiás – entre as 17 Unidades Federativas apontadas pelo IBGE como produtoras de ovos férteis (de corte e de postura, para produção de pintos reprodutores e comerciais) –está entre as poucas UFs que, no semestre passado, aumentaram o volume produzido. Ou seja: a maior parte reduziu a produção, o que inclui Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, quatro dos cinco maiores produtores brasileiros de ovos férteis.

Mato Grosso, Ceará, Bahia, Tocantins e Paraíba completam o quadro das UFs com redução de produção.

Paraná tem 656 projetos de energia rural renovável

Escassez hídrica afeta estudo sobre erosões

Em sentido oposto, além de Goiás aumentaram a produção no semestre Minas Gerais, Mato Grosso do Sul , Pernambuco, Distrito Federal, Piauí e Pará.

No rol das UFs produtoras, o IBGE inclui ainda Rio de Janeiro e Maranhão, cuja produção não é especificada, por contarem com apenas um estabelecimento produtor. Sergipe foi incluído entre os produtores de ovos férteis somente em 2021.

Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro

FONTE- AVISITE

Amanda Guedes

Recent Posts

Crédito Rural cai 20,2% e custo da soja supera R$ 5 mil por hectare

O acesso ao Crédito Rural se tornou um dos principais desafios para o financiamento da…

outubro 16, 2026

Famílias e animais de área rural atingidos por alagamentos pedem ajuda

A Prefeitura de Toledo mobilizou equipes das secretarias do Meio Ambiente e de Assistência Social…

outubro 15, 2026

FAEP percorre 20 mil quilômetros para visitar 155 sindicatos rurais

Desde 2024, presidente da entidade está à frente do projeto ‘Sistema FAEP no Trecho’, para…

outubro 15, 2026

Sindicato Rural: Fim da escala 6×1 preocupa o agro

Presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso, defende cautela na regulamentação das mudanças na…

outubro 15, 2026

Cotações Agropecuárias: Oferta restrita e demanda cautelosa influenciam preços do feijão

O mercado brasileiro de feijão iniciou o mês de outubro com oscilações nas cotações, em…

outubro 15, 2026

Chuvas favorecem a semeadura da soja; condições variam entre os estados

A previsão do modelo COSMO/INMET para o período de 14 a 21 de outubro indica…

outubro 15, 2026

O site SOU AGRO utiliza cookies e outras tecnologias

Leia Mais