Foto - Reprodução

Onça parda passeia por Santa Tereza do Oeste

Amanda Guedes
Amanda Guedes
Foto - Reprodução

Uma onça parda foi vista na área rural de Santa Tereza do Oeste na manhã de ontem (29). De acordo com testemunhas, o animal circulou próximo a Associação dos Agricultores do município e tinha, aproximadamente, 80 centímetros de altura.

Pela proximidade, há suspeita de que a onça pertença ao Parque Nacional do Iguaçu. Um morador chegou a fotografar rapidamente o animal quando ele atravessava a Estrada Gonçalves Dias, há poucos metros da casa de um produtor rural.

Até o momento, os órgãos ambientais não localizaram o animal.

Foto feita por um morador na hora em que onça passeia por área rural

O QUE FAZER AO SE DEPARAR COM UM ANIMAL SILVESTRE?

De acordo com o IAT – Instituto Água e Terra, felinos de médio e grande porte evitam áreas de sítio e cultivos, mas, devido à redução de habitat por causa do desmatamento, queimadas, avanço agrícola e urbano, e também à redução de alimentos, à caça e ao tráfico desses animais, eles se veem forçados a buscar alimentos nas áreas de rebanho.

A caça, captura ou perseguição de onças são proibidas pela lei federal (9.605/88) de proteção à fauna silvestre, sob penas que vão de prisão domiciliar até multas que podem chegar a R$ 5 mil.

foto – PEXELS

Caso seja confirmada a presença de onça, é importante que as pessoas evitem andar sozinhas, principalmente no período da noite, e evitem deixar crianças desacompanhadas. Luzes acesas do lado fora da residência ajudam a afugentá-las.

Se encontrar uma onça, é importante manter a calma e se afastar lentamente, sem dar as costas e nem se abaixar. Caso ela comece a se aproximar, é possível levantar os braços e fazer barulhos bem altos, para parecer maior e tentar assustá-lo.

Se estiver dentro de um veículo, feche as janelas e espere o animal ir embora sozinho. É importante ressaltar que são raros os casos de ataques de onças.

O registro com vídeos e fotos devem ser repassados ao IAT, junto com a localização do avistamento. Também é possível entrar em contato com o Batalhão da Polícia Ambiental – Força Verde pelo telefone 181.

Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro

(AMANDA GUEDES / SOU AGRO COM AGÊNCIA)

(Amanda Guedes/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas