Tudo pronto para o Show Rural/COOPAVEL de inverno
No período de 01 a 03 de setembro, ocorrerá em Cascavel, o evento Show Rural/COOPAVEL – Edição de Inverno. O IDR–PR, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, por meio de seus pesquisadores e extensionistas participará deste grande evento, levando ao público participante as melhores opções em termos de tecnologias no que tange a cultivares de trigo, triticale, aveia granífera, aveia forrageira, além de tecnologias no manejo e conservação de solo.
De acordo com Endrigo Antonio de Carvalho, extensionista do IDR-PR de Cascavel, “na área dos trigos, teremos as cultivares IPR Potyporã e IPR Catuara, ambos materiais de altíssima qualidade por trazer em sua genética a união entre alta produtividade e excelente qualidade industrial. Os visitantes poderão ver pessoalmente o potencial genético destes materiais por meio das parcelas implantadas no evento, dentro da área do IDR–PR”.
Para a cultura do triticale, será apresentado duas cultivares desenvolvidas pelo IDR-PR e pela Embrapa, com a colaboração da Fundação Meridional: IPR Aimoré, de ciclo precoce, e IPR Caiapó de ciclo médio. Ambas vêm se destacando pela alta produtividade, qualidade industrial e resistência a doenças. As aveias IPR Afrodite e IPR Artemis também se fazem presente no evento e, estão em plena maturação nas parcelas do IDR-PR. Ambas, com destaque nacional pela produtividade, rendimento industrial e incapacidade de multiplicar nematoides, tem sido muito utilizada para alimentação humana, mas também na produção animal.
“Em termos de pastagem de inverno, o IDR– PR apresentará cultivares de aveias brancas (IPR Suprema e IPR Esmeralda) e cultivar de aveia preta (Iapar 61 Ibiporã), desenvolvidas especificamente para longos períodos de pastejo, diminuindo eventos de vazio forrageiro em meados de maio/junho e agosto/setembro”, afirmou a pesquisadora do IDR-Pr”, afirmou – Drª SimonY Lugão, do Polo de Paranavaí.
- Brasileiro está consumindo mais carne suína e menos bovina
- Mercado de lácteos fica estável em agosto
- “Declara Agro” estima sonegação de R$ 1 bi em impostos
No manejo e conservação de solos, visando contribuir para a melhora da cobertura do solo, melhora no controle de processos erosivos e lixiviação de nutrientes e melhora na reestruturação do perfil do solo, o IDR-PR mostrará as melhores estratégias em termos de consórcios de plantas de cobertura, utilizando materiais selecionados pelo IDR-PR, entre eles: aveia preta IPR Cabocla, Nabo forrageiro IPR 116, ervilha forrageira IPR 83 e centeio IPR 89. Estes materiais também estarão dispostos em parcelas para que o público participante possa contemplar no local, o resultado desejado em um manejo de solo visando a sua conservação.
De acordo com o Engº Agrº Luiz Carlos Retcheski Junior, do IDR-PR de Braganey, um problema crônico e que vem se alastrando por todo o país, são as formigas cortadeiras. Nesta bateria os extensionistas do IDR-PR abordarão de forma prática quais são os prejuízos causados pelas formigas cortadeiras e quais os melhores métodos para controle das mesmas lá na propriedade”.
“Com a apresentação in loco dos materiais nas parcelas, atuando em conjunto pesquisa e extensão, o público participante poderá conhecer melhor cada material, tendo a oportunidade de conversar com os profissionais de cada área para tirar as dúvidas, e assim adotar as tecnologias disponíveis visando evoluir, de maneira sustentável, em seu sistema produtivo”, finalizou José Lindomir Pezenti, Gerente Regional do IDR-PR, região de Cascavel.
ASSISTA AO VÍDEO DO EXTENSIONISTA DO IDR-PR EXPLICANDO SOBRE A PROGRAMAÇÃO
(AMANDA GUEDES / SOU AGRO / IDR-PR)