Máquina brasileira

Máquina brasileira pode plantar 4 mil árvores por hora

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
Máquina brasileira

A empresa brasileira Mahogany Roraima criou uma máquina capaz de plantar 4 mil árvores por hora para reflorestamento, além de regar, fertilizar e monitorar o plantio de forma inteligente.

A Forest Bot, como foi batizada, pode realizar o plantio comercial de árvores e também efetivar a ambiciosa meta de reverter as mudanças climáticas em escala global.

Segundo a empresa, cientistas apontam que 1 trilhão de árvores devem ser plantadas para conter o problema de emissão de gases, revertendo as mudanças climáticas.

Com aproximadamente 100 máquinas da Forest Bot, o número de 1 trilhão de árvores seria possível em apenas 14 anos. O AgEvolution já havia entrevistado o presidente da empresa, Marcello Guimarães, sobre este tema.

O desafio de plantar árvores em grande escala para alcançar números como estes é grande. A máquina, no entanto, é 100% automática e planta mudas de diversas espécies em uma velocidade aproximada de 13 km/h.

“Com dez máquinas poderíamos plantar 200 hectares de floresta a cada 3 horas e meia. Em um ciclo de 24 horas, poderíamos plantar 1.200 hectares por dia ou 438.000 hectares por ano usando apenas dez máquinas”, diz Marcello.

A operarão robotizada de sua tarefa tem orientação via GPS, além de uma inteligência artificial e análise da imagem 3D dos objetos que realizará o registro de todas as ações no banco de dados da máquina.

Além disso, todo esse registro contará com geoprocessamento e transferência de dados para a nuvem quando conectada à internet.

Mudas

Além da dificuldade do plantio em massa, outro problema é a produção de mudas em larga escala, o que pode ser solucionado através da instalação de viveiros.

De acordo com o empresário, a solução seria instalar viveiros em diversos estados ao mesmo tempo, mesclando 50% de espécies nativas e 50% de exóticas.

Desse modo, as espécies que podem ser cortadas também já estariam plantadas, enquanto as nativas permaneceriam no local, a fim de formar as florestas. Guimarães afirmou que ambos problemas, ambiental e o de extração ilegal de madeira, seriam solucionados.

Fonte: Canal Rural

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas