formigas

As formigas “ladras do campo” atacam novamente

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
https://www.youtube.com/watch?v=DJejpVNFnJs

 

#souagro | Saúva ou cortadeira. O nome não importa. O que realmente preocupa são os danos causados por essas formigas nas lavouras da região oeste do Paraná. Inclusive, já foi motivo de mobilização e de campanhas de combate deflagradas pelo Sindicato Rural de Cascavel. Imagens captadas pelo repórter-cinematográfico Flávio Frizon, mostram a ação das “ladras do campo”, em Espigão Azul, distrito de Cascavel, na propriedade de Acir Seimertz.
O engenheiro agrônomo Airton Cittolin, comenta que a presenças dessas formigas é comum tanto no campo como na cidade. “Elas capturam os grãos, seja de soja ou de trigo, levam para o ninho, para cultvar os fungos e se alimentar deles posteriormente”.

Há cerca de seis anos, o município de Santa Tereza do Oeste enfrentou uma infestação dessas formigas no campo. Apesar de pequenas, elas têm um poder de destruição enorme. Na época, o técnico agrícola Ivanir Pauly, disse que a cada dez propriedades visitadas, sete contavam com ninhada. E essa realidade não é tão dispare nos tempos atuais.
O principal alimento deste tipo de formiga são as árvores frutíferas, mas a escassez de alimento por conta do longo período de estiagem, está levando as formigas a buscar alimento nas lavouras.

Para combater esse inseto, o método mais eficaz no mercado continua sendo o químico. Pode ser na forma de isca granulada, em formulações de pó seco e líquido. A recomendação é que sejam aplicados, por exemplo, 10 gramas de isca por metro quadrado de formigueiro. Mas, é preciso que os agricultores ajam juntos, para que as formigas não migrem de uma propriedade para outra.

Clique e veja o vídeo com as imagens impressionantes das formigas cortadeiras.

(Vandré Dubiela/Sirlei Benetti)

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas