Projeto de pesquisa envolve o percevejo-marrom
O projeto de pesquisa desenvolvido no Laboratรณrio de Biotecnologia Agrรญcola, da Universidade Estadual do Oeste do Paranรก, campus de Cascavel, selecionou o fungo Beauveria bassiana 76 como o mais ativo contra ninfas e adultos do percevejo-marrom-da-soja.
A partir de uma sรฉrie de experimentos em laboratรณrio, e posteriormente em casa-de-vegetaรงรฃo e em campo, na safra 2020-2021, foram observados resultados positivos que encorajaram a celebraรงรฃo de uma parceria com a empresa Biocamp Laboratรณrios, de Campinas (SP), para viabilizar um produto comercial a partir do projeto.
O percevejo-marrom Euschistus heros (F.) รฉ uma das principais pragas da cultura da soja, nas principais regiรตes produtoras do Brasil. Ataca e danifica as vagens, atingindo o grรฃo, afetando a produtividade e a qualidade do produto, o que reduz seu valor comercial.
Os inseticidas quรญmicos de amplo espectro de aรงรฃo sรฃo utilizados de forma intensiva, sendo a tรกtica mais usada para o seu controle. Mas sรฃo cada vez mais frequentes os problemas ambientais e de saรบde e, ainda, o registro de populaรงรตes de percevejos resistentes a esses ingredientes ativos.
Diante dessa situaรงรฃo, sรฃo buscadas alternativas baseadas em mรฉtodos mais seguros e eficazes. Nos รบltimos anos o controle biolรณgico tem sido estudado intensivamente visando sua reinserรงรฃo no contexto do controle do percevejo. Nesse sentido, alguns fungos se mostraram eficazes (chamados fungos entomopatogรชnicos), causando nรญveis elevados de mortalidade de percevejos em laboratรณrio.
Dentre as atividades, busca-se avaliar a compatibilidade de produtos fitossanitรกrios e o fungo, a aรงรฃo do fungo contra inimigos naturais e outros percevejos da soja, a proteรงรฃo da formulaรงรฃo contra a radiaรงรฃo ultravioleta e, ainda, testar diferentes formas de se estabelecer o contato do inseto com o fungo.
A equipe de pesquisa conta com alunos de graduaรงรฃo em Ciรชncias Biolรณgicas e do Programa de Pรณs-Graduaรงรฃo em Conservaรงรฃo e Manejo de Recursos Naturais, vinculados ao Labiotec, tambรฉm em parceria com o grupo de pesquisa da Unioeste, Campus Marechal Cรขndido Rondon.