Confirmados mais casos de raiva bovina: agora são 12

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

 

#souagro | Mais dois casos de raiva bovina transmitida por morcegos da espécie hematófago foram confirmados pela unidade da ADAPAR (Agência de Defesa Agropecuária) de Cascavel. Agora, são 12 no total, desde o primeiro caso registrado em 26 de março, na época divulgado em primeira mão pelo Portal Sou Agro.

Os dois mais recentes casos foram registrados no Reassentamento São Francisco – que agora passa a contabilizar dois casos naquela região – e o primeiro registro positivo em uma propriedade localizada nas proximidades do Posto da Polícia Rodoviária Federal de Cascavel, nas proximidades do Autódromo.

A ADAPAR mantém a vigilância e pede para os produtores fazem o comunicado diante do surgimento de qualquer suspeita. As equipes continuam com o monitoramento e captura dos morcegos para no sentido de conter o aumento do número de casos em Cascavel.

 

Raiva: vídeo mostra sintomas de animal atacado por morcego

Raiva bovina pode ser transmitida a humanos

Vacinação é método eficaz para prevenir casos de raiva bovina

 

O Município não registrava casos de raiva bovina há 10 anos. Um dos motivos da retomada dos casos, seria o aumento populacional dos morcegos. Os proprietários de áreas próximas aos focos da doença, precisam ficar atentos e adotar todas as medidas para evitar o contágio do rebanho e até mesmo deles, uma vez que a raiva pode ser transmitida para os humanos.

Conforme a unidade da ADAPAR em Cascavel, os principais sintomas do animal contaminado são: andar cambaleante, paralisia, sialorreia (produção excessiva de saliva) e opistótono (estado de distensão e espasticidade grave, no qual a cabeça, pescoço e coluna vertebral de um indivíduo formam uma posição em arco côncavo para trás). A maioria dos casos estão concentrados em Colônia Barreiros e no Reassentamento São Francisco. (Vandré Dubiela/Sou Agro)

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas