Palha de milho é matéria-prima a peças de arte

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

 

#souagro | O Oeste do Paraná é um dos maiores produtores de milho do Paraná e porque não dizer do Brasil. Por conta disso, dispõe de uma matéria-prima abundante e bastante utilizada no artesanato, a palha de milho.

O Sindicato Rural de Cascavel, em parceria com o Senar-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Adetur-Oeste (Agência de Desenvolvimento Turístico do Oeste do Paraná), realizaram o curso de artesanato em palha de milho. Bonecos de palha são só alguns dos produtos que podem ser utilizados por meio dessa técnica. Além disso, o artesanato pode ainda garantir renda extra para o produtor ou para a produtora. Sem contar que as peças dão um toque rústico ao ambiente, deixando-o mais belo. Para muitos, a confecção de peças de artesanato com a palha de milho também é uma excelente terapia.

Uma das participantes do curso foi a presidente da Associação dos Artesãos de Toledo, Silvana Martinez. “Quero agradecer a oportunidade inenarrável oferecida pelos organizadores do curso, ao nos proporcionarem momentos de aprendizagem, com o repasse de novas técnicas e formas de produzir as peças com a palha de milho. Agradecer a chance de sair um pouco de casa em meio a essa pandemia, para aprimorar o nosso conhecimento”. Todos os cuidados e protocolos de segurança em saúde foram adotados pelos instrutores e participantes do curso.

A Adetur-Oeste tem como principal missão promover e desenvolver o turismo, valorizando os costumes locais e preservação ambiental e social. Como meta, pretende ser reconhecida pela qualidade e efetividade no desenvolvimento do turismo regional.
(Vandré Dubiela, com apoio da Comunicação do Sindicato Rural)

 

Fotos: Sindicato Rural de Cascavel

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas