Alvaro Dias: “o agronegócio é o nosso maior patrimônio”

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
https://www.youtube.com/watch?v=SgLXg3cB1wU

 

souagro | O Portal Sou Agro teve a grata satisfação de receber na noite desta quinta-feira (15) em sua Live no Instagram, o senador pelo Paraná, Alvaro Dias. O tema principal envolveu “Políticas Públicas para o agro na recuperação econômica do País”.

Com apresentação da jornalista Sirlei Benetti, profissional com anos de experiência no agrojornalismo, a Live contou com a participação de centenas de pessoas, interessadas em ouvir do senador paranaense e ex-governador, Alvaro Dias, questões relevantes como preservação ambiental, pedágio, diversificação da propriedade, Porto de Paranaguá, evolução das cooperativas do Paraná, Funrural, venda de terras brasileiras a estrangeiros, Nova Ferroeste, armas e demarcação indígena.

Alvaro Dias deixou a sessão no Senado para atender à solicitação do Portal Sou Agro. Em discussão tramitava o projeto de atualização dos valores patrimoniais. Alvaro Dias foi um dos governadores mais atuantes da história do Paraná. Ao todo, contabiliza quatro mandatos como senador. “Independentemente da pandemia, a agricultura já é o grande patrimônio do Brasil, responsável por um salto no desenvolvimento. A agricultura é fundamental para que o País possa alcançar um estágio de primeiro mundo”.

Para ele, o Brasil está em vantagem em comparação com outros países. E ele explica porque: até 2050, o mundo precisará produzir 60% a mais de alimentos e desse total, 40% precisará sair do Brasil. “Temos a matéria-prima do desenvolvimento, que é a produção rural”.

O senador classifica o Paraná como um exemplo de produção sustentável. “O amor à vida passa pela preservação do meio ambiente”. Uma das referências estaduais apontadas por Alvaro dias é o Paraná Rural, com destaque para o programa de microbacias, manejo integrado dos solos e da água, totalizando 45 boas práticas agrícolas. “O produtor rural é preservacionista, porque sabe que ele precisar preservar a fertilidade do solo, de onde é retirado o alimento”.

 

Fã das cooperativas

A importância das cooperativas para agregar valor à produção fez o ex-governador do Paraná um fã desse sistema inovador de integração. “O cooperativismo desenvolve a manufatura do produto primário e sobretudo agrega valor à economia, além de preservar o interesse dos proprietários rurais, seja ele pequeno ou grande”. O governo também ganha muito com este setor, principalmente no que tange à redução da sonegação de impostos. “O cooperativismo tem que ser apreciado, estimulado e defendido”.

 

Funrural

Questionado sobre o tema Funrural, Alvaro Dias afirma que é uma segurança que o agricultor deve ter. “Mas acho que precisamos evoluir em matéria de seguro para o produtor. Temos que dar garantia necessária para que o produtor rural possa plantar sem receito e comprometimento de sua safra”. Segundo ele, a questão aposentadoria é necessária para valorizar o homem do campo, mas ao lado, precisa estar o seguro, fundamental para estimular a produção”.

 

Compra de terras brasileiras por estrangeiros

O projeto de compra de terras brasileiras a estrangeiros tramita no Congresso Nacional. “É evidente que sou contra. “A legislação que temos permite que o estrangeiro adquira terras, mas dentro de uma limitação. Já o novo projeto escancara as portas do País para os estrangeiros. Se vendermos nossas propriedades, perdemos nossa soberania e passaremos a estar na mão de outros países, que vão passar a determinar o que devemos plantar e quais preços deveremos praticar, respingando inclusive nos preços pagos pelo consumidor”.

 

Confira a Live com o senador Alvaro Dias na íntegra, para o Portal Sou Agro:

 

Relação China e Brasil

A China depende do mundo para saciar a fome de sua população, estimada em 1,4 bilhão de habitantes. O Brasil é extremamente favorecido por essa condição, principalmente pela dependência do país asiático aos nossos produtos. “Vejo a China como parceira e não como ameaça comercial”.

 

Nova Ferroeste

O fato de não ter tido a oportunidade de reeleição para governador (na época não era possível), frustrou os planos de Alvaro Dias dar continuidade à Ferroeste e levar os trilhos até Guaíra e posteriormente ao Mato Grosso do Sul. “Muitos desacreditavam que a Ferroeste sairia do papel e para afrontar os mais céticos, na placa de inauguração da ferrovia em Entre Rios/Guarapuava, mandei colocar a seguinte frase: “Sonho para alguns, utopia para tantos e realidade para nós”. Conforme Alvaro Dias, a Ferroeste parou “por falta de ousadia e planejamento dos gestores que o sucederam”.

 

Pedágio: apoio ao modelo proposta pelo oeste

Assim como a região oeste, o senador Alvaro Dias também é favorável a um modelo de pedágio sem outorga e com tarifas mais baixas. “Encaminhei ofício ao Ministério da Infraestrutura compactuando com essa principal bandeira de concessão defendida por todos os paranaenses”.

 

Decretos sobre armas

Tema bastante polêmico, a questão relacionada aos decretos sobre as armas também despertou o interesse de quem participou da Live. “Já legislamos em prol do agricultor, permitindo a ele o uso de armamento desde que esteja no perímetro de sua propriedade”, relata. Sobre a situação atual, Alvaro Dias comenta que um decreto não pode sobrepor a uma lei.

 

Demarcações indígenas

O sono tranquilo dos agricultores quanto a esse assunto ainda é muito remoto, na ótica do senador. “Mas estamos vivendo uma fase de bonança, porém, precisamos ainda lutar por uma legislação definitiva sobre o assunto, de forma a garantir a tranquilidade tão almejada pelos proprietários rurais”.

(Vandré Dubiela)

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas