FEAPR defende produção de alimentos com foco na sustentabilidade

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

 

souagro

 

Braço direito dos engenheiros agrônomos de todo o Estado, a FEAPR (Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná), fundada em 1947 e atualmente sob a presidência do engenheiro agrônomo Clodomir Ascari, congrega 20 entidades de classe da agronomia, reunindo perto de 16 mil profissionais da área nos 399 municípios paranaenses no ensino, pesquisa e extensão, com a missão de produzir alimentos com os olhos voltados á preservação do meio ambiente.

Em recente encontro virtual, Ascari apresentou aos representantes das entidades de classe os planejamentos financeiro e de eventos para 2021, sempre com os cuidados voltados para as medidas restritivas de combate ao novo coronavírus. “Os pontos estratégicos sempre estarão alinhados com as deliberações da Câmara Especializada de Agronomia do CREA-PR”, enfatiza Ascari. A proposta é ter uma agenda única no sentido de solidificar forças.
As entidades de classe vivem situações bem distintas, segundo o engenheiro agrônomo. “Há associações bem organizadas, mas também existem aquelas que ainda precisam de um suporte e um direcionamento das mais experientes”, entende. A expansão da comunicação é uma das alternativas para começar a mudar essa realidade.
A agricultura paranaense responde pelo maior percentual do PIB do Estado. “Nosso desafio é o de motivar os profissionais, mostrando que cada um é importante em sua respectiva área de atuação”, sublinha Ascari. “Exercendo nossa profissão com transparência e credibilidade é possível garantir qualidade de vida por meio dos alimentos na mesa dos paranaenses”.

Para Ascari, só com o que o Paraná produz seria suficiente para alimentar o Brasil inteiro e a produção dos outros estados seria destinada ao mercado externo. “E quem organiza tudo isso, desde a mecanização, planejamento, recomendações técnicas, estudos de cultivares, são os engenheiros agrônomos. Sem isso, podemos falhar e quem vai pagar a conta é quem mora no Estado”. (Vandré Dubiela)

Clique e assista a entrevista do presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, Clodomir Ascari.

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas