Etanol influencia na alta do preço do milho
O etanol produzido a partir do milho representa atualmente quase 7% da produção nacional do combustível e a tendência é de alta. A estimativa da companha nacional de abastecimento, a Conab, é que o pais produza 3 bilhões de litros de etanol após a safra de milho 2020/2021. Alta de 8% em relação ao ano anterior. O cereal é uma aposta do setor para regular a oferta em períodos de baixa colheita de cana de açúcar. No total o Brasil produz por ano cerca de 30 bilhões de litros do combustível, a maior parte vem da cana que está no período de entressafra.
Outros fatores
Além da produção de etanol, outros fatores impulsionam o preço do milho que atinge valor histórico do agronegócio. No Paraná a saca de 60 quilos é comercializada em média a 70 reais. 80% a mais do que no mesmo período do ano passado. A alta do dólar e a cotação internacional também fizeram o preço do milho subir.
Edmar Gervásio é analista da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Paraná, a Seab, e explica esses detalhes mais detalhes.
Clique e assista a reportagem