Governo do Paraná anuncia a manutenção da Tarifa Rural Noturna

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

O Governo do Estado do Paraná confirmou na tarde desta terça-feira, por meio de sua assessoria, a continuidade da manutenção da Tarifa Rural Noturna no Paraná, que beneficia 11,7 mil agropecuaristas com um desconto de 60% na conta da energia elétrica consumida entre 21h30 e 6 horas. Atualmente o governo subsidia R$ 4 milhões por mês.

O programa deve ser mantido pelos próximos dois anos, com um valor de R$ 40 milhões de reais. O acordo foi costurado entre o Executivo e o Legislativo. A remoção do desconto era uma preocupação dos agropecuaristas, principalmente pelo impacto econômico que causaria a setores importantes da economia estadual, envolvidos avicultura, suinocultura e piscicultura além da pecuária.

O desconto será concedido com o limite de consumo de 4.000 kWh/mês, atualmente apenas 800 beneficiários dos quase 12 mil consomem quantidade superior. Novos beneficiários não serão incluídos no programa depois da publicação da lei. Além disso, quem solicitar financiamento dentro do Paraná Energia Rural Renovável automaticamente deixará o Tarifa Rural Noturna.

O projeto de lei 657/2020 previa o fim do programa para a criação do Paraná Energia Rural Renovável, que irá oferecer financiamento a juros baixos para os agropecuaristas gerarem energia própria por meio de fontes renováveis.

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas