Nada mudou: previsão de muito calor e estiagem
#souagro | Calor e estiagem: Terça-feira, começa a estação mais quente: o verão. A agricultura ainda sente os reflexos da estiagem e das temperaturas elevadas. O engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, do Clima Terra, a segunda-feira começou sem chuvas em todo o Paraná, algo isolado no sudoeste. Muito calor, com temperaturas na região de Cascavel e norte do Paraná de 33 a 37 graus centígrados, judiando muito das lavouras. “Além da falta de chuva, ainda muito calor, em nível de planta, bem mais quente que isso”.
Na terça e quarta podem ter alguma chuva. Pouco acumulado no oeste e sudoeste, um pouco melhor em Curitiba e em direção ao litoral, mas pouca chuva. Entre Cascavel, Palotina, Toledo, centro-oeste e noroeste do Paraná, chuvas de 4, 8 e 10 milímetros, ou seja, pouco significativa. “Um ou outro sortudo pode desfrutar de alguma pancada de chuva e até mesmo com risco de granizo. A maioria com pouca ou nenhuma chuva, nada que altere o quadro”.
No decorrer da quinta e sexta-feira e fim de semana o clima permanece o mesmo. Para os próximos 15 dias, chuvas abaixo da média em toda a região sul, Paraguai, Mato Grosso do Sul, São Paulo e uma parte da Argentina. Então pouca chuva, temperatura elevada, um quadro infelizmente propício para elevar as perdas no campo. Dia 23 e 24 de dezembro, previsão de geada em Santa Catarina. Nos Campos de Palmas faz frio no Natal. Na região de Cascavel, esfria, mas depois esquenta.
(Vandré Dubiela/Sou Agro)