Janeiro chegando ao fim com previsão de chuvas
#souagro | Janeiro chegando ao fim com previsão de chuvas. Sexta-feira chegou e com ela, mais uma previsão do engenheiro agrônomo do Clima Terra, Ronaldo Coutinho. Em relação à chuva, tendo como parâmetro a imagem do satélite de meteorologia, mostra bastante nebulosidade no Paraná com período de sol. “No radar do Simepar observamos vários pontos de chuva nas proximidades de Curitiba e também entre Maringá, Umuarama e Campo Mourão, nos arredores de Cascavel. São pancadas bem isoladas”, comenta Coutinho.
A tendência é a seguinte: o volume de chuva é pequeno, ou seja, alguns locais podem chover 40 milímetros e em outros pontos nada. Então o cenário é que de hoje até segunda-feira, o Paraná inteiro está sujeito a suja, mas isso não quer dizer que todos vão ter.
- Sericicultores atingidos pela seca socorridos com adubo
- VÍDEO: onça invade casa e é capturada no Paraná
“São pancadas de chuva entre a tarde e à noite. Uma pancada forte em um canto e nada no outro. As vezes com ganizo e outras vezes sem nada”. Pode acontecer, inclusive, de chover 50 milímetros na área central de Cascavel e na área rural nenhuma gota. “São chuvas irregulares na noite de hoje, no fim de semana e na segunda-feira”. A projeção indica que nos próximos 10 dias até o fim de janeiro, já começa a melhorar o cenário. E do dia 5 a 25 de fevereiro, melhora ainda mais, com chuva voltando ao Paraná.
Sobre as temperaturas médias, nos próximos sete dias, bem acima do normal, mas quando chega final de janeiro e começo de fevereiro, a temperatura começa a cair. No sábado, as máximas oscilam entre 34 e 36 graus. No domingo e na segunda-feira, entre 35 e 37 graus e mínimas de 18 a 22 graus, ou seja, calor. “Depois começa a aliviar”.
(Vandré Dubiela/Sou Agro)