ESPECIAIS

Impressionante: O que causou a tempestade de poeira?

SOUAGRO | Moradores de municípios de São Paulo e de Minas Gerais registraram uma forte tempestade de poeira neste domingo, 26.

Em Ribeirão Preto (SP), por exemplo, as rajadas chegaram perto dos 100 km/h. Na mesma região, em Pradópolis (SP), os ventos chegaram a 80 km/h.

Foto: IGOR DO VALE

Mas por que isso acontece? A nuvem de poeira gigante é comum, diante das condições climáticas desta época do ano, e ainda pode se repetir. É que o alerta o meteorologista Reginaldo Ferreira.

‘’Estamos passando por um período de seca relativamente muito grande no nosso País, principalmente no Brasil central, onde aconteceu essa tempestade. Mas isso poderia ter acontecido na nossa região tranquilamente (Oeste do Paraná). Estamos em um período em que muitos produtores estão preparando o solo para o plantio, onde o solo está descoberto o vento tem uma possibilidade grande de elevar essas partículas para atmosfera e como a pressão atmosférica cai bastante, significa que essas partículas podem ficar suspensas na superfície por muito tempo e isso é comum quando as pessoas aplicam defensivo agrícola e em um dia relativamente quente esse defensivo pode na forma de uma bolha, caminhar em longa distância’’, explicou.

Foto: Aline Carvalho/Arquivo Pessoal

Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro

VEJA OS VÍDEOS DA NUVEM DE POEIRA QUE ATINGIU ESTADOS BRASILEIROS

(AMANDA GUEDES /  SOU AGRO)

Compartilhe em suas redes sociais:

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.