Energia solar no campo

Guia mostra o passo a passo para investir em energia solar

Vandre Dubiela
Vandre Dubiela
Energia solar no campo

 

A crise hídrica, o aumento do custo da eletricidade no Brasil e a proximidade do término da Tarifa Rural Noturna acenderam o alerta sobre a necessidade de se investir em energias renováveis. Nesse contexto, os painéis solares se apresentam como uma das alternativas viáveis para reduzir os custos e garantir a viabilidade às atividades agropecuárias. Por isso, o Sistema Faep/Senar-PR preparou um guia completo para produtores rurais que pensam em investir nessa modalidade de energia renovável.

O material de 16 páginas traz um panorama completo da energia fotovoltaica. O potencial do Paraná na geração desse tipo de eletricidade, o funcionamento da tecnologia, as vantagens e desvantagens da modalidade e os tipos de sistema são alguns dos temas abordados na cartilha. Também integram o guia as atividades que podem se beneficiar com a energia solar, o passo a passo para fazer projetos e colocá-los em prática, os números de propriedades que já possuem estruturas por região do Estado e como obter financiamentos.

Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro

“No Paraná temos condições territoriais e climáticas que nos colocam em vantagem em relação a outros países do mundo na energia solar fotovoltaica. Hoje, a sustentabilidade da agricultura e pecuária paranaenses passa pela busca por fontes renováveis. Precisamos sair na frente e darmos o exemplo de como é possível vencer o desafio da falta de energia”, destaca Ágide Meneguette, presidente do Sistema Faep/Senar-PR.

Ao longo dos últimos anos, a entidade tem atuado diretamente para incentivar o campo paranaense a adotar energias renováveis. Em 2017, viagens técnicas foram realizadas para conhecer projetos bem-sucedidos de energia limpa em países da Europa.

Outras ações importantes foram a atuação na aprovação de projetos de lei na área, como o Decreto Estadual 10.686 de 2018 que determina que os mini (até 75 kW) e micro (de 75kW a 1MW) geradores de energia que injetam energia na rede tenham isenção de ICMS. Nessa mesma direção, o Sistema FAEP/SENAR-PR também participou ativamente da criação da Política Estadual do Biogás e Biometano (Lei 19.500 e Lei Complementar 211); do Programa Descomplica Rural; e da criação do Programa Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

A cartilha foi impressa, em uma tiragem de 65 mil exemplares, para ser distribuída pelo Paraná, além de ficar disponível, na versão PDF no site da Faep.

 

Fonte: Faep

(Vandre Dubiela/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas