ministra

Expectativa é alta para visita da ministra ao oeste do Paraná

Débora Damasceno
Débora Damasceno
ministra

#souagro| A visita da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina está confirmadíssima para a próxima semana em Toledo, no oeste do Paraná. A chegada está marcada para 9 de dezembro a convite do programa Oeste em desenvolvimento.

ASSISTA O VÍDEO SOBRE A VISITA DA MINISTRA:

O segundo vice-presidente do POD, Alci Rotta Júnior diz que a expectativa é alta, afinal a vinda da ministra é para firmar um convênio importante para a região: “No dia 9 nós teremos a nossa assembleia, onde firmaremos convênio com várias entidades, entre elas a Unioeste, Paraná Produtivo, Conselho dos Municípios Lindeiros, PTI (Parque Tecnológico de Itaipu), com a fundação Araucária e principalmente com o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Está confirmada a presença da Ministra da Agricultura que vai estar aqui para assinar o convênio que define a região oeste como polo regional de inovação e tecnologia para o agronegócio.”

 

Dois dos convênio citados por Alci são bastante esperados, que é com a Fundação Araucária que vai trazer as universidades públicas para dentro do setor produtivo e com o Parque Tecnológico da Itaipu (PTI) que vai garantir apoio para o sistema regional de inovação.

Para o representante do POD, este é um momento que deve ser comemorado: “É um momento importantíssimo e histórico para nossa região e mostra a grande força do oeste, essa vocação importantíssima do agronegócio e coroando o belíssimo trabalho do POD que tem tão pouco tempo, mas já com uma consistência muito importante.”

O Programa

Iniciado em 2014, o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) é uma ação de Governança Territorial Regional que busca promover o desenvolvimento econômico sustentável do Oeste do Paraná, por meio da sinergia das instituições e integração de iniciativas, projetos e ações. O POD estabelece estratégias de desenvolvimento para a região, de maneira organizada e participativa para a tomada de decisões. Seu foco de atuação está no incentivo e proposição de ações capazes de aumentar a competitividade do território.

 

Atualmente, 55 municípios fazem parte das ações do programa, que é formado por mais de 60 instituições públicas e privadas como empresas, cooperativas, instituições de apoio e fomento, sindicatos e associações de classe, universidades, centros de pesquisa e tecnologia que atuam no território.

 

A governança do programa atua com uma estrutura enxuta e idealizada para garantir a máxima participação e representação da sociedade e de seus interesses, a fim de fortalecer a proposta de uma rede integrada de desenvolvimento, garantindo agilidade e grande capacidade de mobilização, para que as políticas e ações desenvolvidas obtenham resultados práticos e objetivos para o desenvolvimento econômico sustentável da Região Oeste do Paraná.

Com a participação de todas as esferas da sociedade e com atuação suprapartidária e institucional, o programa cumpre seu papel de aglutinador dos setores público e privado no planejamento do futuro do território, evitando a descontinuidade das políticas públicas de desenvolvimento ao priorizar as chamadas Políticas de Estado, que perduram mesmo após as mudanças nas gestões municipais, estaduais e federais, gerando impacto e fazendo a diferença para o desenvolvimento do nosso território.

 

(Débora Damasceno/ Sou Agro – FOTO/Agência Brasil)

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas