Dia do feirante: qualidade alimentar com garantia da agricultura familiar
SOUAGRO | Em Cascavel, no oeste do Paraná, a tradicional Feirinha do Pequeno Produtor que completa 38 anos em 2021, acontece todas as terças e quintas-feiras (12h as 21h) no estacionamento do Teatro Municipal e aos sábados e domingos (07h as 12h) em frente a prefeitura.
A população cascavelense já sabe que na feira é possível encontrar produtos frescos e de qualidade. Resultado do trabalho dos 85 feirantes.
A feirinha se tornou fonte de renda indispensável para as famílias de pequenos produtores que se adequaram às exigências para garantir aos clientes boa procedência e segurança alimentar.
E neste dia 25 de agosto é o Dia do Feirante, momento para lembrar ainda mais do esforço dos produtores. Grande parte dos alimentos consumidos em casa vêm de pequenos agricultores, que necessitam de uma maior valorização no incentivo do seu trabalho.
- Tempo muda no Paraná, mas quando a chuva vem?
- Mapa amplia prevenção em aeroporto para evitar entrada de peste suína
- Brasileiro está consumindo mais carne suína e menos bovina
O Portal Sou Agro visitou a feirinha do produtor em Cascavel para falar com os protagonistas deste dia 25 de agosto.
Confira na reportagem um pouco da rotina de quem nos oferece qualidade alimentar com garantia da agricultura familiar.
Como participar
Para ser um feirante é preciso que o interessado seja um produtor rural ou urbano. O cadastro é feito na Associação dos Pequenos Produtores e submetido à apreciação de uma comissão formada por membros do Comder (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural), IDR (instituto de Desenvolvimento Rural) e Seagri (Secretaria Municipal de Agricultura). Após isso, a ficha é submetida a aprovação.
(AMANDA GUEDES / SOU AGRO)