Deputados saem em defesa do fortalecimento do turismo rural
Deputados da Assembleia Legislativa do Paraná apresentaram durante sessão plenária projeto envolvendo o turismo rural, assunto que tem tido cada vez mais espaço e políticas de incentivo, especialmente pós-pandemia.
O tema tem importância econômica e social. Assim como as serras gaúcha e catarinense, o Paraná tem um grande potencial a ser explorado com rotas turísticas pelo interior, com paisagens, trilhas e diversidade gastronômica. Deste modo, os deputados entendem a necessidade de fortalecer as ações de turismo rural em todas as regiões do estado.
Há um projeto criado pelo deputado Reichembach, que propõe a Semana do Turismo Rural no Paraná, a ser comemorada na primeira semana de setembro, que foi protocolado na Assembleia Legislativa do Paraná. Para ele, o turismo rural é uma atividade que pode complementar a renda dos agricultores, com a comercialização de seus produtos e fortalecimento da estrutura para receber os visitantes.
- Pedágio: saiba como será o tráfego com fim dos contratos
- Caso de gripe aviária é confirmado em perus
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) realiza parcerias com as prefeituras do estado para catalogar possíveis rotas turísticas rurais, além de fornecer estrutura para ações de fortalecimento do turismo rural, como caminhadas da natureza e trilhas. Em 2019, foram realizados 159 roteiros oficiais de turismo rural no Paraná, que envolveram cerca de 70 mil pessoas em todo o estado.
(Vandré Dubiela/Sou Agro, com ALEP)