Cenipa investiga acidente com avião que “dobrou” asas
#souagro | Dentro de no máximo dois meses, o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) deve apresentar laudo técnico apontando as causas do acidente aéreo impressionante que viralizou nas redes sociais nos últimos dias e inclusive com grande repercussão no Portal Sou Agro, mostrando um avião agrícola Ipanema, fabricado pela Embraer, dobrando as asas em pleno voo. O modelo é o mais utilizado no Brasil para este tipo de operação para pulverização de áreas agrícolas.
VEJA AS IMAGENS DO ACIDENTE:
O acidente ocorreu no dia 5 de dezembro, em Lagoa da Confusão, no estado do Tocantins, na divisa do Mato Grosso com o Pará. Apesar do susto, o piloto sobreviveu. Sofreu algumas fraturas no joelho, costelas, braço e clavícula e está se recuperando. Nas mídias sociais, várias são as teorias sobre o que poderia ter acontecido.
Excesso de peso, desgaste dos parafusos provocado pela ureia, são algumas das versões extraoficiais apresentadas. Mas os reais motivos somente serão conhecidos a partir da apresentação do lado oficial por parte do Cenipa.
- ASSISTA: Asas de avião quebram em pleno voo
- Com estiagem, produtores do sul destroem lavouras de milho
Em áudio, o piloto que se identifica como Fernando, agradece por estar vivo. “Passei um ‘sustinho’ esses dias. Nem o celular escapou. Fui dar uma alijada no avião e saiu e asa em voo. Um milagre, graças a Deus. Só quebrei alguns ossos”.
(Vandré Dubiela/Sou Agro)