Brasil é o país de maior rebanho bovino do mundo

Compartilhar

De 2000 a 2020, o rebanho brasileiro, estimado em 217 milhões de cabeças, foi considerado o maior do mundo, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO)

Os números, obtidos através de estudo elaborado pela Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (Sire), representam cerca de 14,3% do rebanho mundial e colocam o Brasil à frente da Índia que, no mesmo período, registrou um rebanho de 190 milhões de cabeças.

Porém, apesar de ser o maior produtor de bovinos do mundo, com a adição da produção de aves e de suínos, o Brasil passa a ocupar a terceira posição mundial no mercado internacional, com uma produção de 29 milhões de toneladas de carne, em 2020, o equivalente a 9,2%, ficando atrás da China e dos Estados Unidos.

Já em volume de carnes exportadas (bovina, suína e aves), no ano passado o Brasil passou a ocupar o segundo lugar, com 7,4 milhões de toneladas, cerca de 13,4% do total mundial. Segundo Elísio Contini, pesquisador que participou do estudo, quando analisado em rebanho bovino separadamente, o estudo observou que o País, em 2020, passou a ser o que possui o maior rebanho do mundo e também o maior exportador.

Com base no estudo, o pesquisador informa que, entre 2000 e 2020, as exportações de carnes brasileiras renderam US﹩265 bilhões. Porém, ao se fazer o recorte sobre a carne bovina, no ano passado, o País foi o maior exportador de carnes do mundo, com 2,2 milhões de toneladas e 14,4% do mercado internacional. Em seguida, aparecem a Austrália, Estados Unidos e Índia, respectivamente.

FONTE: Animal Business

 

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.