Boletim do Deral mostra impacto da seca nos grãos
#souagro | A SEAB (Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento), por intermédio do Deral (Departamento de Economia Rural), divulgou nesta terça-feira seu boletim semanal informando sobre as condições da safra de grãos no Paraná. Com o término do plantio da safra de verão, todos os olhares estarão centrados agora no chão e no céu, ou seja, no desenvolvimento da cultura e nas condições do tempo.
O impacto da estiagem já promoveu alterações nas condições das lavouras paranaenses. As lavouras em boas condições decresceram de 90% na semana passada para 71% agora. Em relação às médias condições, de 9% passou para 23% e ruins, de 1% evolui para 6%. Sobre as fases da oleaginosa, a maior porcentagem agora é de floração, com 46% contra 35% registrados na semana anterior. Na sequência, aparece o desenvolvimento vegetativo com 38% contra 55% do penúltimo boletim e 16% em frutificação, ante 9%.
- Desafios da aviação agrícola são debatidos nos EUA
- Com estiagem, produtores do sul destroem lavouras de milho
O boletim também traz dados atualizados e o impacto sobre o milho verão, com 77% em boas condições, queda em relação aos 90% da semana passada, média de 20% contra 9% e ruim, 3% do total, frente a 1% registrado há sete dias. Sobre os períodos do milho, 26% se encontra em desenvolvimento vegetativo, porcentagem inferior aos 71% da semana anterior. Já em floração, constam 43% ante 48% e em frutificação, 30% perante os 13% da semana passada.
(Vandré Dubiela/Sou Agro)