Há demanda por um método de identificação preciso e rápido para evitar a contaminação por espécies de Fusarium no milho, cultura de grande importância econômica - Photo: Zineb_Benchekchou

Plantio da safra verão de milho atinge 29,1% no Brasil

Amanda Guedes
Amanda Guedes
Há demanda por um método de identificação preciso e rápido para evitar a contaminação por espécies de Fusarium no milho, cultura de grande importância econômica - Photo: Zineb_Benchekchou

O plantio de milho verão da safra 2021/22 no Brasil atingia 29,1% da área estimada de 4,385 milhões de hectares até sexta-feira (24), segundo levantamento de SAFRAS & Mercado.

O plantio atinge 57,8% no Rio Grande do Sul, 38,7% em Santa Catarina, 44,3% no Paraná e 0,5% em São Paulo. No Mato Grosso do Sul, Goiás/DF, Minas Gerais e Mato Grosso os trabalhos de cultivo ainda não começaram.  No mesmo período do ano passado o plantio estava concluído também em 30,2% da área estimada de 4,353 milhões de hectares. Já a média de plantio dos últimos cinco anos atingia 23,3% no período.

FOTO: Zineb_Benchekchou

 

SOJA – Com produtores à espera de chuva, plantio a 1,3%

Com chuvas ainda irregulares, temperaturas altas e baixa umidade no solo, o plantio da safra 2021/2022 de soja seguiu lento na semana passada e restrito a áreas que receberam maiores volumes na primeira quinzena de setembro e que contam com boa cobertura de solo.

Mesmo assim, o ritmo inicial é melhor do que o do ano passado. Dados da AgRural mostram que 1,3% da área estimada para o Brasil estava semeada até a última quinta-feira, 23, contra 0,1% uma semana antes e 0,7% no mesmo período de 2020.

Foto: Pedro Silvestre

Embora o plantio já tenha começado em vários estados, como Paraná, São Paulo e Mato Grosso encabeçando a lista, a maior parte dos produtores segue à espera de chuvas mais consistentes para avançar com as máquinas, já que as previsões têm mudado muito e poucos se arriscam a plantar no pó, até porque ainda há uma boa janela pela frente, especialmente para aqueles que não plantam algodão na segunda safra.

Caso os volumes que estão previstos para o fim do mês para parte do Centro-Sul se confirmem, deve haver uma maior movimentação das máquinas no começo de outubro.

Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro

FONTE – SAFRAS E MERCADO / AGRURAL

(Amanda Guedes/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas