Soluções eficientes ajudam na absorção de nutrientes dos leitões nos primeiros dias de vida
Os suínos enfrentam desafios em relação à absorção de nutrientes essenciais de sua alimentação, especialmente durante a fase de amamentação. Estudos científicos indicam que o estresse calórico, a qualidade dos ingredientes utilizados na ração e uma dieta altamente energética e de baixa digestibilidade podem levar a um consumo reduzido de alimentos pelos animais.
Esse baixo consumo resulta em um déficit de energia necessário para a manutenção da fêmea e a produção de leite, gerando consequências negativas, como aumento no intervalo entre o desmame e a cobertura, diminuição na produtividade e longevidade da fêmea, além de menor produção de leite para os leitões.
- Com grande participação do agronegócio, PIB do Paraná tem crescimento expressivo
- “O fim do marco temporal pode expropriar milhares de famílias no campo”, diz CNA sobre julgamento do STF
Para aprimorar a absorção de nutrientes pelos suínos, uma solução desenvolvida pela Kemin, muito estudada e já com resultados práticos de aplicação é uma composição formada por lisofosfolipídeos, monoglicerídeos e emulsificantes sintéticos. O produto, chamado de LYSOFORTE® eXtend, tem sido apontado como um potente melhorador de absorção de nutrientes.
Pesquisas recentes demonstraram que ele atua diretamente na expressão de genes de colágeno no intestino, melhorando a integridade do intestino e promovendo uma absorção mais eficiente de nutrientes. Além disso, a solução tem mostrado a capacidade de melhorar a digestibilidade e potencializar a absorção de óleos e gorduras presentes na ração.
“Ao aumentar a digestibilidade e a absorção de óleo e gordura, o consumo diário de ração pelas matrizes suínas é favorecido. Esse aumento no consumo resulta em uma maior produção de leite, o que influencia diretamente no desempenho dos leitões, proporcionando um desmame com animais mais pesados e uniformes. Adicionalmente, as matrizes apresentam um melhor escore corporal ao final da lactação, o que facilita o início de uma nova gestação”, explicou Mara Costa, gerente de Serviços Técnicos Suínos da Kemin Nutrição e Saúde Animal na América do Sul.
A utilização do produto emerge com embasamento científico sólido como uma estratégia promissora para melhorar a absorção de nutrientes em suínos, melhorar o escore corporal da matriz ao final da lactação, melhorar a performance dos leitões ao desmame através da maior produção de leite da matriz, sempre visando a uma produção mais eficiente e saudável e consequentemente uma forma de alcançar melhores resultados desde o desmame até o bem-estar geral dos animais.
Com Assessoria