Dilvo Grolli alerta: vai faltar trigo!
#souagro | Em entrevista exclusiva concedida à idealizadora do Portal Sou Agro, Sirlei Benetti, o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, manifestou preocupação com os impactos das geadas nas lavouras. “Vai faltar trigo”.
As primeiras geadas provocaram perdas de 10% na cultura. Se mais geadas se confirmarem, conforme muito tem se falado nos últimos dias, vão ocorrer mais 15% de perdas, totalizando 25% da safra de trigo paranaense. “A preocupação é muito grande. A quebra será ainda maior se a geada se confirmar”.
O Paraná aumentou o plantio de trigo em 15%. “Investir em trigo, além de gerar renda é também uma alternativa de diversificação no campo, visando atender a necessidade de trigo no Brasil”.
O Brasil consome em torno de 12,5 milhões de toneladas de trigo todos os anos. Por sua vez, a produção nacional gira em torno de 6,2 milhões de toneladas, ou seja, são importados 50% das necessidades. “E o trigo reagiu muito bem no mercado internacional no último ano”.
A perspectiva era a de colher 8,5 milhões de toneladas, mas agora, com as geadas, deve chegar a 6,2 milhões de toneladas. “O Paraná tem uma necessidade natural de trigo, justamente por ser o maior parque moageiro do País em relação ao trigo”. O parque moageiro do Paraná tem uma carência anual de 4 milhões de toneladas ao ano. “Então vai faltar trigo sim para nossas indústrias girarem de acordo com suas capacidades”, salienta Dilvo Grolli.
(Vandré Dubiela/Sou Agro)
VEJA TAMBÉM:
-
Crise hídrica ameaça escoamento da produção pela hidrovia Paraná-Tietê
-
Irrigar as hortaliças pode amenizar os danos da geada?
-
Imagens impressionantes mostram rio poluído