Oeste do Paraná vai ganhar unidade de pesquisa e inovação da Embrapa
#souagro| Uma boa notícia para comemoração do agronegócio no Oeste do Paraná: Toledo vai ter uma unidade mista de pesquisa e inovação da Embrapa. A confirmação veio após uma comitiva ir até Brasília visitar a unidade da Embrapa.
O presidente do Programa Oeste em desenvolvimento, Rainer Zielasko esteve presente no anúncio e comemorou a conquista: “Um dia muito especial que vai ficar marcado na história porque nós tivemos a possibilidade de participar juntamente com uma comitiva a visita a Embrapa onde fomos recepcionados pelo presidente o senhor Celso Moretti e que lá junto de todos, foi anunciada a instalação de uma unidade mista de pesquisa e inovação para o Oeste do Paraná a ser instalada no Biopark de Toledo”, detalhou.
- Veja onde o custo de produção no campo teve maior reflexo nos supermercados
- Aftosa na Austrália: saiba se há risco para o rebanho do Brasil
ASSISTA O VÍDEO:
Essa nova unidade deve ajudar ainda mais no desenvolvimento do Oeste, com o centro de pesquisas as atividades que já são destaque em produção terão ainda mais oportunidades de inovação nos setores.
“Isso é um avanço muito grande, nós tivemos a oportunidade de colocar ao presidente de que o Oeste do Paraná com apenas 11% da população, é responsável pela produção de 66% dos
suínos paranaenses, 70% das aves e 80% dos peixes. Então uma unidade de pesquisa vindo para cá vai contribuir ainda mais para a consolidação dessas cadeias produtivas
também avançar na produtividade de grãos onde a Embrapa, essa empresa que tem um nome reconhecido no Brasil e no mundo, um grande órgão de pesquisa e que contribui muito com o agronegócio brasileiro”, disse Rainer.
- Preço do leite pago ao produtor aumenta, segundo Conab
- Brasil tem papel fundamental na produção e comércio de carnes no mundo
Para o prefeito de Toledo, Beto Lunitti essa é uma conquista histórica para a cidade: “Foi uma reunião histórica que nós produzimos em todo o seu contexto a fala do presidente de que Toledo terá uma sede da Embrapa dentro da perspectiva inova e conectada com ambientes que eles também buscaram na França de constituir os territórios unidades de pesquisa e inovação. Essa perspectiva é que nós vamos ter aqui em Toledo, a Embrapa vem pra Toledo numa composição de forças para que a gente possa discutir genética, pesquisas, solução para carcaças, desenvolvimento de novas tecnologias e naturalmente que aqui temos um ambiente que é um laboratório a céu aberto”
Sobre a instalação, a expectativa é positiva, com previsão de que a entrega aconteça ainda em 2022.
“A partir de agora passa-se as partes operacionais para implantação dessa unidade e que certamente já ainda nesse ano poderá ser inaugurada e dessa forma vem aí um grande apoio para todos os nossos produtores rurais pra toda consolidação dessa cadeia produtiva com essa parceria com o melhor órgão de pesquisa brasileiro a nossa querida Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária grande conquista para Oeste, mais um passo dado para a solução de gargalos e é dessa forma que nós do programa Oeste em Desenvolvimento trabalhamos, sempre junto com as forças produtivas, com o poder público na busca de conquistas que venham melhorar o nosso crescimento, o nosso desenvolvimento e principalmente a competitividade dos nossos negócios.
Muito feliz de estarmos juntos e mais uma grande conquista para o Oeste do Paraná”, finalizou Rainer.
- Produtos clandestinos: Mapa apreende agrotóxicos proibidos no Brasil
- Mapa fiscaliza propriedades, interdita viveiros e destrói mudas irregulares
“A Embrapa é importante aqui, assim como outras tantas instituições. Embrapa e Toledo agora e para o futuro certamente nós vamos ter muita coisa boa na perspectiva da ciência e da pesquisa e da inovação. A Embrapa será no BioPark nós como município temos áreas institucionais e áreas que possam ser repassadas e não vamos medir esforços para que a Embrapa venha, se estabeleça e cresça com Toledo, mas especialmente com a região oeste e com o Paraná. Então, portanto, suínos e aves, Embrapa estará aqui nessa unidade de pesquisa e inovação e suínos e também a Embrapa Peixes nesse espaço. Muito importante o que conquistamos, mas isso a gente compartilha essa alegria na perspectiva de melhorar o Brasil a partir do território local e regional”, finalizou Beto Lunitti.
(Débora Damasceno/Sou Agro)
(Foto: reprodução Instagram)