Consumo de leite em pó cresce 34% no Brasil
#souagro| O leite, mesmo o leito em pó, é um dos alimentos mais completos e versáteis do mundo e pode ser consumido de diversas formas e em praticamente todas as refeições do dia.
Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, a produção mundial de leite cresceu 1,5% em 2020, comparada ao ano anterior. O leite em pó representa cerca de 20% do total de leite produzido no Brasil. De acordo com dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o derivado também apresentou crescimento de consumo domiciliar no Brasil – que é o segundo maior consumidor do produto no mundo, atrás apenas da Nova Zelândia.
- Mulher é pisoteada por vaca enquanto tirava leite no Paraná
- Brasil registra queda de 18% na produção de café
Por aqui, o aumento do consumo do leite em pó foi ainda mais expressivo: em média, 34% entre 2002-2003 e 2017-2018.
Uma característica importante para justificar esse aumento do consumo é o fato de poder ser conservado em temperatura ambiente, sem necessidade de refrigeração. Além de ser usado em produtos como bebidas lácteas, o leite em pó também faz parte da composição de biscoitos, chocolates, sorvetes, embutidos, pratos prontos e outros compostos lácteos.
- Quinta edição do Prêmio Mulheres do Agro está com inscrições abertas
- Toodas no Agro terá primeiro encontro em Toledo
“O leite em pó traz mais praticidade e facilidade de logística e comercialização, pois, além de ter maior tempo de vida útil. Os investimentos feitos na industrialização do leite têm se provado uma estratégia acertada, que geram mais valor agregado aos cooperados, possibilitando que continuem ampliando sua rentabilidade”, complementa o Superintendente de Operações Lácteas Cooperativa Castrolanda e da Unium, Edmilton Lemos.
(Tatiane Bertolino/Sou Agro – Com Assessoria)
Foto: Envato