Polícia prende um dos maiores receptadores de máquinas agrícolas do Brasil
#souagro| Uma operação terminou com a prisão de um dos maiores receptadores brasileiros de equipamentos de alta tecnologia utilizados na agricultura de precisão, ou seja, máquinas agrícolas. As buscas e a prisão ocorreram dentro da operação GEOAGRO, segunda fase no município de Orlândia no Estado de São Paulo. As diligências ocorreram também em Barretos-SP, onde foi apreendido uma antena John Deere furtada no Estado de Mato Grosso do Sul.
A ação envolveu a Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Combate a Crimes Rurais e Abigeato – Deleagro e Delegacia Especializada de Repressão a Crimes de Fronteira – DEFRON, que cumpriram quatro mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão.
O alvo preso na operação é apontado nas investigações como um dos maiores receptadores brasileiros de equipamentos de alta tecnologia utilizados na agricultura de precisão. Ele responderá pelos crimes de Receptação Qualificada, Associação Criminosa e Furto Qualificado.
- Depois de agressão a auditor agropecuário, fiscalização de cargas é retomada na fronteira
- Alto custo de produção ameaça suinocultura
COMO A QUADRILHA AGE
As investigações apontaram que o preso desenvolve função relevante, centralizadora, em um esquema nacional de furto, tentativa de legalização e venda de objetos subtraídos dos produtores rurais, principalmente máquinas agrícolas. O alvo possuía o crime como única renda financeira e apresentava patrimônio considerável, além de manter hobbies luxuosos.
Equipamentos de alta tecnologia agrícola, arma de fogo, munições, documentos, computadores e celulares utilizados para a prática criminosa foram apreendidos na operação.
INVESTIGAÇÕES CONTINUAM
As investigações continuam e, com a prisão do alvo, será possível esclarecer pontos relevantes na investigação com a identificação de outros membros da organização criminosa.
Até o momento, a Operação GEOAGRO já cumpriu 10 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva. O objetivo da Operação é retomar a paz no campo, proporcionando tranquilidade para os produtores do estado de Mato Grosso do Sul produzirem com a excelência habitual.
(Débora Damasceno/Sou Agro com Polícia Civil/MS)