Como uma disputa de terra terminou em tragédia no PR
#souagro| A cena parece de filme, mas infelizmente é real, aconteceu em Bom Jesus do Sul, na região sudoeste do Paraná. Quatro pessoas morreram em um tiroteio em uma disputa de terras. Todo tiroteio foi registrado em vídeos gravados por um celular.
VEJA COMO FOI O TIROTEIO E O QUE DIZ O DELEGADO:
- Mais de 20 mil frangos morrem em incêndio no Paraná
- Polícia apreende mais de R$100 mil em agrotóxicos ilegais
A Polícia informou que a área que motivou o tiroteio está em processo de inventário, o que acontece é que duas pessoas se diziam dona da terra: um comerciante e um agricultor. A investigações descobriu que o produtor rural plantou soja naquela área e cuidava do cultivo, o comerciante descobriu que isso estava acontecendo e então foi até a propriedade tirar satisfação, foi então que tudo aconteceu: “Foi avisado que essas pessoas estavam passando veneno na soja, que eles já haviam plantado. O comerciante se dirigiu para lá, estava armado e se dirigiu para esse local. Ninguém sabe com quem intuito, mas o fato é que ele se dirigiu armado, portando armas de fogo”, detalha o delegado Emerson Ferreira.
Os envolvidos entraram em uma discussão bastante intensa e em determinado momento o tiroteio começa. Na troca de tiros duas pessoas de cada lado da disputa morreram, sendo eles o comerciante e a esposa que morreram ainda no local. O agricultor e um funcionário chegaram a ser socorridos, mas não resistiram aos ferimentos. Uma quinta pessoa foi atingida na perna, mas não corre riscos.
- Mais de 40 aves silvestres eram mantidas em cativeiro no PR
- Agrotóxico ilegal é apreendido em porto clandestino
De acordo com o delegado uma pessoa foi presa e contou em depoimento o que ocorreu: “Ele relatou para nós que ele, juntamente com duas das vítimas, desceram para linha Coqueiro e lá encontraram cerca de 6 pessoas que segundo ele já estariam armados. E nesse momento, uma das vítimas, iniciou uma discussão com outra pessoa que estava no local e nesse momento a pessoa teria começado o tiroteio.”
Ainda segundo o delegado, outras duas pessoas que estavam no local do crime devem ser ouvidas: “A gente já instaurou inquérito, vamos caminhar com investigação para que no final a gente conclua para ver o que realmente aconteceu. Mas, a princípio, tudo indica que foi oriundo dessa disputa por uma terra, as partes já haviam disputado uma terra que um tinha comprado aqui em Bom Jesus, e aí tinha feito contrato com outro, enfim. Existe uma questão judicial e eles estavam discutindo essa posse judicialmente, então as partes não se entenderam, não aguardavam a decisão judicial e nesse dia que cometeram essa barbaridade né, de trocar tiros e ambos os lados saíram perdendo, né? A gente só tem a lamentar esse episódio”, finaliza o delegado.
ATUALIZAÇÃO
O Delegado Emerson Ferreira, responsável pelas investigações ouviu as duas pessoas que até então não tinham sido encontradas. As testemunhas que estavam no local no momento do tiroteio se apresentaram na delegacia nesta quinta-feira (17).
(Débora Damasceno/ Sou Agro)